Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-829FGH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Para além do movimento: Samuel Beckett, Chris Marker e Marcelo Mirisola: Samuel Beckett; Chris Marker e Marcelo Mirisola
Autor(es): Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
primer Tutor: Leda Maria Martins
primer miembro del tribunal : Ram Avraham Mandil
Segundo miembro del tribunal: Cíntia Vieira da Silva
Resumen: Nesta dissertação estuda-se a aproximação do cinema e da literatura através do estudo de suas construções temporais, tendo como conceito operacional a imagem-tempo, conceito criado a partir de estudos sobre o cinema realizados por Gilles Deleuze. Através da análise das obras A Última Gravação de Samuel Beckett, La Jetée de Chris Marker, e Joana a Contragosto de Marcelo Mirisola, busca-se estabelecer relações entre diferentes sistemas semióticos. A pesquisa abrange uma delimitação do conceito imagem-tempo estabelecendo suas características. A partir da análise das obras estabelecidas para este trabalho é localizada a ocorrência do conceito imagem-tempo não somente no cinema, mas também na literatura. Essa pesquisa também aborda a ligação entre os autores aqui estudados com o escritor francês Marcel Proust, demonstrando conexões entre a construção temporal do cinema, do texto dramático e da prosa.
Asunto: Mirisola, Marcelo, 1966- Joana a contragosto Crítica e interpretação
Beckett, Samuel, 1906-1989 Última gravação Crítica e interpretação
Marker, Chris, 1921- Jetée Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Literatura
Tempo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-829FGH
Fecha del documento: 29-ene-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_para_ser_entregue_pra_biblioteca.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.