Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-84YM42
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O fogo das aparências: descrição e fotografia em Amor louco; de André Breton
Autor(es): Henrique do Nascimento Gambi
primer Tutor: Marcia Maria Valle Arbex
primer miembro del tribunal : Teodoro Renno Assuncao
Segundo miembro del tribunal: Robert Charles Ponge
Resumen: Este trabalho visa a estabelecer uma relação entre descrição e fotografia no livro Amor louco, de André Breton. Tanto no Manifesto do surrealismo (1924) quanto em Nadja (1928), o autor condenara as descrições em favor das fotografias, pois estas contribuiriam para a veracidade do relato, tendo, portanto, um valor de testemunho. Esta concepção do processo fotográfico se aproxima da teoria que aponta seu caráter indicial, de marca da realidade. O programa surrealista proposto por Breton era evitar as descrições e relatar com o máximo de acuidade as manifestações surrealistas no cotidiano. Esta pesquisa se concentrou nas fotografias inseridas em Amor louco que, em algum momento, são descritas, contrariando o que diz o autor no prefácio de Nadja. Apontamos de que maneira Breton descreve essas imagens, vetorizando-as para alguns dos pressupostos do surrealismo. Tal procedimento teria como propósito demonstrar a irrupção do insólito, do onírico e do irracional a partir do cotidiano.
Asunto: Surrealismo (Literatura)
Breton, André, 1896-1966 Amor louco Crítica e interpretação
Literatura e fotografia
Literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-84YM42
Fecha del documento: 28-abr-2010
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