Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Reinaldo Martiniano Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eneida Maria de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Wander Melo Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Melânia Silva de Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ângela Maria Dias | pt_BR |
dc.creator | Raquel Beatriz Junqueira Guimaraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T09:39:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T09:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S | - |
dc.description.resumo | Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Leito | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada Brasileira e européia | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Mimese na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada Européia e brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Ramos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Nava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitores Reação crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Canon (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.other | Criação (Literária, artística, etc) | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.title | Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.