Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reinaldo Martiniano Marquespt_BR
dc.contributor.referee1Eneida Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Wander Melo Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Melânia Silva de Aguiarpt_BR
dc.contributor.referee4Ângela Maria Diaspt_BR
dc.creatorRaquel Beatriz Junqueira Guimaraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T09:39:58Z-
dc.date.available2019-08-11T09:39:58Z-
dc.date.issued2010-09-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-899G5S-
dc.description.resumoEsta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela teoria da literatura. O trabalho foi fundamentado, também, na discussão feita sobre o leitor formulada por José de Alencar em Lucíola, e em Como e porque sou romancista, autobiografia intelectual do escritor cearense. Como o leitor é encenado na obra literária, qual o papel do leitor no processo de criação literária, e mais especificamente, o que é, em um texto literário, um leitor de textos literários são questões que se deseja desvendar. O assunto estudado é tratado aqui como um problema da literatura, e especificamente como um problema da literatura brasileira, estudada sob a ótica dos estudos comparados. Desta feita parte-se do debate sobre o significado e os efeitos da imitação em nossa literatura e da relação dos escritores canônicos brasileiros com o cânone europeu. As análises foram realizadas de modo que se pudessem sistematizar os elementos que nos possibilitassem compreender o discurso sobre a leitura e o leitor advindo da análise das cenas de leitura nas duas obras escolhidas. Na formulação das concepções sobre a leitura e o leitor tenta-se apresentar a relação que os escritores brasileiros estabelecem com a tradição literária européia e nacional, as figurações de leitor evidenciadas nas obras analisadas, e o discurso sobre a leitura e o leitor presentes em obras literárias de cunho memorialístico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLeitopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Brasileira e européiapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Filosofiapt_BR
dc.subject.otherMimese na literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Européia e brasileirapt_BR
dc.subject.otherRamos, Graciliano, 1892-1953 Infância Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherNava, Pedro, 1903-1984 Balão cativo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLeitores Reação críticapt_BR
dc.subject.otherCanon (Literatura)pt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleRastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rastros_da_leitura__trilhas_da_escrita.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.