Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8DBJD9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Lilith: um monstro feminino em Jorge Luis Borges, Dante Gabriel Rossetti e Primo Levi
Authors: Maria Isabel de Matos Andrade
First Advisor: Lyslei de Souza Nascimento
First Referee: Julio Jeha
Second Referee: Gerson Luiz Roani
Abstract: O estudo da monstruosidade faz parte de vários campos do conhecimento, além de compreender diversos períodos de análise. Desde a Antiguidade, filósofos, literatos, juristas e outros estudiosos questionavam a constituição da figura monstruosa, assim como a sua relação com o Mal. Na Modernidade, vários estudos de teor classificatório foram desenvolvidos com o intuito de estabelecer listas que dividissem os monstros, tendo por base determinados critérios e parâmetros. Neste trabalho, por sua vez, o fundamento para o estudo da monstruosidade é a teoria desenvolvida por Jeffrey Jerome Cohen no artigo a cultura dos monstros: sete teses. Nele, Cohen propõe uma leitura do monstro que permite aproximá-lo da cultura em que foi criado, a partir de relações intrínsecas entre ambos. Dessa forma, torna-se possível a análise crítica do monstro, que passa a ter uma razão de ser, que pode ser social, cultural, entre outras. Nesse sentido, a figura escolhida para análise sob essa ótica foi Lilith, definida na mitologia judaica como a primeira mulher de Adão. O objetivo principal, então, é o de analisá-la no âmbito lendário, além de desdobramentos literários e plásticos dos quais ela faz parte. O recorte escolhido para esse estudo faz parte das obras de Jorge Luis Borges, Primo Levi e Dante Gabriel Rossetti, lidos de acordo com a teoria de Cohen. Intentase determinar se Lilith, nas obras escolhidas e sob esse foco de análise, afirma-se como um monstro.
Abstract: The study of monstrosity belongs to many fields of knowledge, as well as to various periods of analysis. Since the Ancient Times, philosophers, writers, jurists and other studious have been questioning the constitution of the monstrous figure and also its connection to Evil. Currently, many studies of classificatory content have been developed, towards establishing lists that divide the monsters, based on specific criteria and parameters. On the other hand, the basis of this work is the theory developed by Jeffrey Jerome Cohen in his article a cultura dos monstros: sete teses. The author proposes a different way to analyze the monster, one that allows us to bring him closer to the culture in which he has been created, through intrinsic links between both. Therefore, it becomes possible to develop a critical analysis of the monster, that has from this point on a strong reason to be, that could be social, cultural, among others. The chosen figure for this study is Lilith, described in the Jewish literature as Adam´s first wife. The main goal, in this paper, is that to analyze her in the legendary scope and also in the chosen artistic developments, both the literary and plastic ones. She will be analyzed in the work of Jorge Luis Borges, Primo Levi and Dante Gabriel Rossetti, according to Cohen´s theory. It is aimed to determine if Lilith, in the chosen works and under the applied analysis focus, affirms herself as a monster.
Subject: Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretação
Realismo fantástico (Literatura)
Monstros na literatura
Mal na literatura
Rossetti, Dante Gabriel, 1828-1882 Crítica e interpretação
Levi, Primo, 1919- Crítica e interpretação
Literatura
Lilith (Mitologia semítica)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8DBJD9
Issue Date: 20-Jan-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_maria_isabel.pdf728.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.