Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8EDQQJ
Type: Tese de Doutorado
Title: O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada
Authors: Rosangela Ramos Corgosinho
First Advisor: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
First Referee: Ram Avraham Mandil
Second Referee: Lucia Castello Branco
Third Referee: Ana Maria Portugal Saliba
metadata.dc.contributor.referee4: Celina Maria Moreira de Mello
Abstract: O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apresenta as duas soluções de suplência, propostas por Lacan, porque sua produção é comparável ao nó topológico que ocasiona a escrita de registros diferentes e é endereçado à linguagem como poesia, ao mesmo tempo. A proposta central desta pesquisa é que a linguagem dos poemas concretos alcança assim uma prática particular, na qual o signo verbivocovisual, que ata os signos verbal, vocal e visual, é um quarto elemento de qualidade diversa e que aparece ao lado da solução poética, desfazendo a disjunção entre topologia e poesia. Ambas as vertentes constróem a nova poesia, como a não-relação entre esses diferentes signos, a qual é escrita e endereçada como um poema, reconhecido enquanto tal. E, por se tratar de uma obra de arte aberta, o poema concreto deixa lugar à surpresa que é incluída em seu jogo de linguagem.
Abstract: Le poème concret et la contribution de Lacan: le non-rapport adressé consiste dans la localisation du poème concret, tel qu'il est formulé par le projet commun de Augusto de Campos, Haroldo de Campos et Décio Pignatari, avec la contribution de la théorie de Jacques Lacan, notamment en ce qui concerne la notion de suppléance. Cette localisation montre que le poème concret présente les deux issues de suppléance proposées par Lacan, parce que sa production est comparable au noeud topologique qui entraîne l'écriture des différents régistres et qui est adressé au langage comme poésie, au même temps. La proposition centrale de cette recherche est que le langage des poèmes concrets atteint ainsi une pratique particulière, dans laquelle le signe verbivocovisuel, qui noue les signes verbal, vocal et visuel, est un quatrième élément de qualité diverse et qui apparaît à côté de l'issue poétique, en défaisant la disjonction entre topologie et poésie. Les deux versants construisent la nouvelle poésie comme le non-rapport entre ces différents signes, lequel est écrit et adressé comme un poème, recconnu en tant que tel. Et, dès qu'il s'agit d'une oeuvre d'art ouverte, le poème concret laisse place à la surprise qui est incluse dans son jeu de langage.
Subject: Psicanálise e literatura
Arte concreta Brasil
Arte e literatura
Lacan, Jacques, 1901-1981 Crítica e interpretação
Grupo Noigandres
Poesia concreta brasileira História e crítica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8EDQQJ
Issue Date: 23-Feb-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
poemas_concretos_e_a_contribui__o_de_lacan__diagramada_.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.