Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLTC
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A portrait of the hero as a young man: Stephen Dedalus and the mythogenesis of the artist |
Autor(es): | Flavia Rodrigues Monteiro |
primer Tutor: | Thomas La Borie Burns |
primer miembro del tribunal : | Glaucia Renate Goncalves |
Segundo miembro del tribunal: | Magda Velloso Fernandes de Tolentino |
Resumen: | Após séculos sob a dominação inglesa, a Irlanda vivenciou uma forte demanda por restauração e consolidação de sua própria identidade política e cultural no final do século dezenove e início do século vinte. James Joyce tentou suprir a necessidade irlandesa de uma (re)construção de identidade e a mistura de mitologia e realismo emseus trabalhos foi sua tentativa de fornecer auto-conhecimento para seu povo. Essa dissertação investiga em que sentido a jornada de formação de um artista, desenvolvida em A Portrait of the Artist as a Young Man, metaforicamente faz um paralelo com a saga do herói clássico a fim de investigar as escolhas feitas por Joyce no que diz respeito aos arquétipos mitológicos com seu propósito e influência no trabalho do autor. Essa análise baseia-se na pesquisa de quarto campos: o contexto histórico irlandês, a biografia de James Joyce, elementos mitológicos e características importantes do romance de Joyce no que diz respeito à estrutura e construção de sentido. Ao compartilhar as características do herói, o protagonista do primeiro romance de Joyce eleva a condição do artista ao papel de salvador, redentorumverdadeiro herói para sua comunidade por revelar o caminho da iluminação através da literatura. Portanto, Joyce revela que o caminho para o auto-conhecimento é uma busca universal, tornando seus trabalhos uma reflexão que não é limitada por tempo, lugar e cultura. |
Abstract: | After centuries under British domination, Ireland experienced a strong demand for the restoration and consolidation of its own political and cultural identity in late nineteenth and early twentieth century. James Joyce tried to fulfill the Irish need for identity (re)construction and blended mythology and realism in his works and, by doing so, he made an attempt to provide self-awareness to his people. This thesis investigates in what sense the journey of formation of an artist, developed in A Portrait of the Artist as a Young Man, metaphorically parallels the journey of the classic hero in order to investigate Joyce's choices regarding mythological archetypes and its influence on and purpose in his work. This analysis relies on the research of four fields: Irish historical context, James Joyce's biography, mythological features, and relevant features of Joyce's novel in the realms of structure and construction of meaning. By sharing the features of a hero, the protagonist of Joyce's first novel elevates the condition of the artist to the role of savior, redeemer-a hero to his community for revealing the path to enlightenment through literature. Therefore, Joyce reveals that the path to self-awareness is a universal search, making of his works a reflection unrestricted by time, place, and culture. |
Asunto: | Dedalus, Stephen (Personagem fictício) Heróis na literatura Mitologia na literatura Irlanda História SécXX Irlanda História SécXIX Joyce, James, 1882-1941 Portrait of the hero as a young man Crítica e interpretação Identidade cultural Literatura |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLTC |
Fecha del documento: | 25-mar-2011 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ma_thesis___flavia_rodrigues_monteiro.pdf | 753.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.