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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FGR89
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | The politics of food and memory in Diana Abu-Jaber´s Crescent |
Autor(es): | Milton Junior Ferreira de Sena |
primer Tutor: | Glaucia Renate Goncalves |
primer miembro del tribunal : | Elisa Maria Amorim Vieira |
Segundo miembro del tribunal: | Luiz Manoel da Silva Oliveira |
Resumen: | Este estudo discute a representação ficcional da comida e da memória no romance Crescent (2003) da escritora Estadunidense, de origem Jordaniana, Diana Abu-Jaber. O romance apresenta uma rica descrição da comida diretamente ligada à memória oferecendo o terreno para discussão da etnicidade e de assuntos políticos. No geral, argumento que Sirine e a comida feita por ela funcionam como um agente de ligação entre as diferentes etnicidades de árabes e não-árabes no espaço do Nadias Café, lugar de onde uma heterogênea comunidade diaspórica vem existir. O café exerce um papel importante por ser o espaço em que personagens fazem revelações a cerca de seus medos e de suas experiências passadas, constituindo, dessa maneira, um lugar de memória, conforme proposto por Pierre Nora. Além disso, discuto a importância das fotografias e de outros objetos especialmente um lenço por também operarem um retorno ao passado, fazendo experiências passadas virem à tona no presente, constituindo-se também como lugares de memória. |
Abstract: | This study discusses the fictional representation of food and memory in the novel Crescent (2003) by Jordanian-American Diana Abu-Jaber. The novel presents a rich depiction of food intertwined with memory and provides the ground for the discussion of ethnicity and political issues. In general, I argue that the restaurant chef Sirine and her food work as an ethnic bonding agent drawing different ethnicities of Arabs and non-Arabs together in the space of Nadia's Café, the locus where a heterogeneous diasporic community comes into existence. The café has a strong role to play as it is the space where characters make revelations concerning their fears and their past experiences, thus, it becomes a powerful site of memory to use Pierre Nora's term. In addition, I discuss the significance of photographs and other objects, especially a scarf - as they too operate a kind of return to the past, making early experiences surface in the present and therefore constituting as well a site of memory. |
Asunto: | Diáspora árabe Imigrantes na literatura Abu-Jaber, Diana Crescent Crítica e interpretação Literatura Memória na literatura |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FGR89 |
Fecha del documento: | 29-mar-2011 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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