Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8STNJZ
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | O fragmento, o trágico e o singular: obscenidades do discurso amoroso de Roland Barthes |
Authors: | Rafael Lovisi Prado |
First Advisor: | Ana Maria Clark Peres |
First Referee: | Marcia Maria Valle Arbex |
Second Referee: | Maurício Salles de Vasconcelos |
Abstract: | Este trabalho consiste em uma abordagem do livro 'Fragmentos de um discurso amoroso', de Roland Barthes, na qual se busca retomar e ampliar a tese do autor sobre a 'obscenidade' do discurso amoroso no sentido de pensá-la tendo em vista três aspectos específicos pertencentes ao mesmo: primeiramente, explora-se sua forma, o 'fragmento', como uma tentativa de se subverter o 'continuum' das narrativas lineares, o pensamento do Um e suas hipóstases; em segundo, ocupa-se de sua dimensão 'trágica' - o discurso amoroso é tomado, à luz da filosofia de Nietzsche, como uma alternativa à racionalidade teórica por tornar possível um saber baseado nos instintos artísticos; e, por último, investiga-se a enunciação amorosa através daquilo que o pensador Félix Guattari denominou de 'produção de singularidades', ou seja, as maneiras através das quais podemos produzir modos de subjetividade (de existência) que escapem aos processos de subjetivação serializados do capitalismo contemporâneo. |
Subject: | Amor Aspectos psicológicos Filosofia francesa Séc XX Língua francesa Análise do discurso Amor na literatura Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8STNJZ |
Issue Date: | 27-Mar-2012 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_revisada.pdf | 654.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.