Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8Y3H2W
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Rogerio Cordeiro Fernandespt_BR
dc.contributor.referee2Marie-Anne Henriette Jeanne Kremerpt_BR
dc.creatorAline Sobreira de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:17:52Z-
dc.date.available2019-08-14T14:17:52Z-
dc.date.issued2012-09-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8Y3H2W-
dc.description.resumoEsta dissertação se dedica a estudar a produção de Machado de Assis no âmbito da literatura fantástica, identificando as suas principais linhas de força. Para isso, selecionamos onze contos do escritor carioca, os quais compreendem um vasto período de sua carreira: 'O país das quimeras' (1962); 'O anjo das donzelas' (1864); 'Uma excursão milagrosa' (1866); 'A vida eterna' (1870); 'O capitão Mendonça' (1870); 'Rui de Leão' (1872); 'Decadência de dois grandes homens' (1873); 'A chinela turca' (1875); 'Sem olhos' (1876); 'O imortal' (1882); e 'Entre santos' (1886). Inicialmente, traçamos os aspectos gerais da literatura fantástica, entendida, aqui, como uma manifestação literária inscrita no espaço e no tempo (Europa, entre fins do século XVIII e fins do século XIX) que mimetiza questões e tensões próprias de sua época. Em seguida, realizamos um breve panorama da produção de cunho fantástico no Brasil século XIX, observando sua escassa incidência no romantismo brasileiro e mapeando suas influências mais notáveis. Consagramos os dois capítulos seguintes às reflexões em torno do fantástico machadiano, levantando seus temas e imagens mais recorrentes (a viagem fantástica, o sonho, a figura deslocada do cientista, dentre outros) e seus traços mais relevantes - como o fato de, em geral, o fenômeno fantástico ser atribuído à ilusão ou ao sonho, não se estabelecendo no plano real nem sendo atribuído à loucura. Por fim, destacamos e analisamos alguns elementos dos contos fantásticos machadianos que desestabilizam a sólida estrutura da narrativa fantástica - desencadeando o que chamamos, aqui, de 'desfantasticização', o que enseja questionamentos acerca do fantástico, da obra machadiana e da literatura brasileirapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdesfantasticizaçãopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectliteratura fantásticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura fantásticapt_BR
dc.subject.otherContos brasileiros História e críticapt_BR
dc.subject.otherAssis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA medalha e seu reverso: fantástico e desfantasticização em contos de Machado de Assispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aline_sobreira_de_oliveira_disserta__o_final.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.