Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8Y3H2W
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marie-Anne Henriette Jeanne Kremer | pt_BR |
dc.creator | Aline Sobreira de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T14:17:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T14:17:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8Y3H2W | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação se dedica a estudar a produção de Machado de Assis no âmbito da literatura fantástica, identificando as suas principais linhas de força. Para isso, selecionamos onze contos do escritor carioca, os quais compreendem um vasto período de sua carreira: 'O país das quimeras' (1962); 'O anjo das donzelas' (1864); 'Uma excursão milagrosa' (1866); 'A vida eterna' (1870); 'O capitão Mendonça' (1870); 'Rui de Leão' (1872); 'Decadência de dois grandes homens' (1873); 'A chinela turca' (1875); 'Sem olhos' (1876); 'O imortal' (1882); e 'Entre santos' (1886). Inicialmente, traçamos os aspectos gerais da literatura fantástica, entendida, aqui, como uma manifestação literária inscrita no espaço e no tempo (Europa, entre fins do século XVIII e fins do século XIX) que mimetiza questões e tensões próprias de sua época. Em seguida, realizamos um breve panorama da produção de cunho fantástico no Brasil século XIX, observando sua escassa incidência no romantismo brasileiro e mapeando suas influências mais notáveis. Consagramos os dois capítulos seguintes às reflexões em torno do fantástico machadiano, levantando seus temas e imagens mais recorrentes (a viagem fantástica, o sonho, a figura deslocada do cientista, dentre outros) e seus traços mais relevantes - como o fato de, em geral, o fenômeno fantástico ser atribuído à ilusão ou ao sonho, não se estabelecendo no plano real nem sendo atribuído à loucura. Por fim, destacamos e analisamos alguns elementos dos contos fantásticos machadianos que desestabilizam a sólida estrutura da narrativa fantástica - desencadeando o que chamamos, aqui, de 'desfantasticização', o que enseja questionamentos acerca do fantástico, da obra machadiana e da literatura brasileira | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | desfantasticização | pt_BR |
dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
dc.subject | literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject.other | Contos brasileiros História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | A medalha e seu reverso: fantástico e desfantasticização em contos de Machado de Assis | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
aline_sobreira_de_oliveira_disserta__o_final.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.