Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-94LKXZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Rogerio Cordeiro Fernandespt_BR
dc.contributor.referee2Fábio Guilherme Salvattipt_BR
dc.creatorFlávia Almeida Vieira Resendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:24:18Z-
dc.date.available2019-08-12T09:24:18Z-
dc.date.issued2013-01-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-94LKXZ-
dc.description.abstractThis work aims to study the relationship between aesthetics and politics in the texts of dramatic plays "Apocalipse 1:11" (2000), of Teatro da Vertigem, with text signed by Fernando Bonassi, and "O Mercado do Gozo" (2003), of Companhia do Latão, with text signed by Sergio de Carvalho, Márcio Marciano, and Helena Albergaria. This is a selection minimal but significant of the political theater in Brazil today, about which it is executed an analysis and theoretical reflection and criticism. We work with the idea that there is not only one way to produce a political theater, especially in the late twentieth and early twenty-first century, when the great utopias and ideologies opposed to capitalism seem unattainable, and that artists seek for new ways in contrast to this system, or ways for creating different spaces of subjectivity.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como principal objetivo estudar as relações entre a estética e a política nas dramaturgias de 'Apocalipse 1.11' (2000), do Teatro da Vertigem, com dramaturgia de Fernando Bonassi, e 'O mercado do gozo' (2003), da Companhia do Latão, com texto assinado por Sérgio de Carvalho, Márcio Monteiro e Helena Albergaria. Trata-se de uma seleção mínima, mas significativa do teatro político no Brasil atual, a partir da qual é realizado um trabalho de análise e reflexão teórica e crítica. Partimos da ideia de que não há apenas uma forma de se produzir teatro político, sobretudo no final do século XX e início do século XXI, em que as grandes ideologias e utopias contrárias ao capitalismo parecem irrealizáveis, e que a arte precisa encontrar novas formas de contraposição a este sistema, ou criar de diferentes espaços de subjetivação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgia brasileirapt_BR
dc.subjectTeatro políticopt_BR
dc.subjectCompanhia dop latãopt_BR
dc.subjectEstética e políticapt_BR
dc.subjectTeatro da vertigempt_BR
dc.subject.otherApocalipse 111pt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherTeatro da Vertigem (Grupo teatral)pt_BR
dc.subject.otherPolitica na artept_BR
dc.subject.otherAlbergaria, Helena Mercado do Gozo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMarciano, Márcio, 1962- Mercado do Gozo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCarvalho, Sérgio de, 1967- Mercado do gozo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCompanhia do Latão (Grupo teatral)pt_BR
dc.subject.otherO mercado do gozopt_BR
dc.subject.otherPolítica na literaturapt_BR
dc.subject.otherTeatro brasileiro História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherBonassi, Fernando, 1962- Apocalipse 111 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro político brasileiropt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleLiteratura dramática de caráter político no Brasil atual: "O mercado do gozo" e "Apocalipse 1.11"pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf18.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.