Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956LHG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tereza Virginia R Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guiomar Maria de Grammont M. A. Souza | pt_BR |
dc.creator | Adelia Aparecida da Silva Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:34:59Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T15:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956LHG | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa está vinculada ao PosLit/FALE/UFMG, área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada, linha de pesquisa: Literatura, outras Artes e Mídias. Esse estudo propõe uma análise da dramaturgia do teatro negro a partir da peça Além do Rio (Medea/1957) de Agostinho Olavo, uma reescritura da tragédia grega Medeia (431 a.C.) de Eurípides. Buscamos detectar vestígios de uma poética negra e, para comprovar a validade dessas marcas na dramaturgia de um teatro negro, observarmos a reincidência delas na escrita de duas peças contemporâneas de um teatro declaradamente negro: Silêncio (2007), da Cia dos Comuns/RJ e O Negro, a Flor e o Rosário (2008), da Trupe Negra/BH. Caminhamos para uma posição de acolhimento e abertura para a mistura estética de vários modos do fazer teatral. Acreditamos que esse processo é das características mais ricas da cultura africana e importa novos procedimentos para o teatro de origem ocidental de modo a renová-lo e reinventá-lo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | teatro negro | pt_BR |
dc.subject | medeia | pt_BR |
dc.subject.other | Negros nas artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro brasileiro História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Eurípedes Medéia Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Trupe negra (Grupo teatral) | pt_BR |
dc.subject.other | O negro, a flor e o rosário | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro (Literatura) Técnica | pt_BR |
dc.subject.other | Cia dos Comuns (Grupo teatral) | pt_BR |
dc.subject.other | Negros na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro grego (Tragedia) História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Olavo, Agostinho Além do rio (Medea, 1957) Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Silêncio | pt_BR |
dc.title | Teatro negro: uma poética das encruzilhadas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_final_em_pdf_ad_lia_carvalho_teatro_negro_uma_po.pdf | 17.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.