Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HGSF
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A imagem inalcançável do todo coleções, museus, arquivos em Italo Calvino: coleções; museus; arquivos em Italo Calvino |
Authors: | Cláudia Cristina Maia |
First Advisor: | Lyslei de Souza Nascimento |
First Referee: | Julio Jeha |
Second Referee: | Wander Melo Miranda |
Third Referee: | Andréia Guerini |
metadata.dc.contributor.referee4: | Maurício Santana Dias |
Abstract: | Esta tese pretende investigar como a coleção e outros modelos de classificação e catalogação, como a série, o museu e o arquivo, apresentam-se na obra de Italo Calvino. Considerando a coleção como tema e como método, algumas obras do escritorconstituem-se a partir de uma poética colecionista, que, ao mesmo tempo em que parece querer imprimir uma ordem ao mundo e ao conhecimento, tende a registrar o extraordinário e o único. Essa poética colecionista está intimamente ligada ao conceito de multiplicidade desenvolvido pelo escritor em Seis propostas para o próximo milênio. A partir desse conceito, procurou-se apresentar uma discussão sobre a continuidade e a descontinuidade em alguns textos de Calvino, privilegiando, nesse sentido, o monstruoso e o residual em Coleção de areia. Com sua literatura múltipla, o escritor procurou discutir a fragmentação do mundo e da linguagem, em infinitas possibilidades narrativas. |
Abstract: | This thesis aims at investigating how the collection and other cataloguing and classifying models, such as the series, museum and the archive, are shown in the work of Italo Calvino. Considering the collection as a theme and as a method, some of Calvinos works are constituted from a poetic collecting which, at the same time that it seems to want to impose an order to the world and to knowledge, tends to register the extraordinary and unique. This poetic collecting is intimately linked to the multiplicity concept developed by the writer in Six proposals for the next millennium. Based on this concept, a discussion about the continuity and discontinuity in some of Calvinos texts was presented, prioritizing in this sense, the monstrous and the residual in Sand collection. With his multiple literatures, the writer tried to discuss the fragmentation of the world and the language, in infinite narrative possibilities. |
Subject: | Calvino, Ítalo, 1925-1985 Seis propostas para o próximo milênio Crítica e interpretação Museus na literatura Literatura italiana História e crítica Arquivos na literatura Calvino, Ítalo, 1925-1985 Coleção de areia Crítica e interpretação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HGSF |
Issue Date: | 4-Mar-2013 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_claudia_maia_final_vers_o_biblioteca.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.