Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-973GNG
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Maria do Carmo de F Venerosopt_BR
dc.creatorMônica Vaz da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:56:48Z-
dc.date.available2019-08-12T13:56:48Z-
dc.date.issued2013-04-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-973GNG-
dc.description.abstractThe present work intends to investigate the relationship between text and image by reading poems written by Filippo Tommaso Marinetti, published between 1912 and 1919, specially "At night, in her bed, she rereads the letter from her artillery man at the front". Five manifestos written by Marinetti in which the guidelines of the futurist poetry are established, as well as the techniques and themes to be discussed by the poets, are analyzed. The proposed study aims at the understanding ofthe aesthetic changes occurred in the early twentieth century and how the Italian Futurism was fundamental to the blurring of the boundaries between literature and visual arts. Guided by the concept of "words in freedom" free orthography and expressive typography the author gradually explores the materiality of the text approaching drawing andwriting.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre texto e imagem, mediante a leitura de poemas de Filippo Tommaso Marinetti, publicados entre os anos 1912 e 1919, em especial 'At night, in her bed, she rereads the letter from her artillery man at the front'. São analisados cinco manifestos escritos por Marinetti, os quais estabelecem as diretrizes da literatura futurista, além das técnicas e dos temas a serem abordados pelos poetas. O estudo proposto visa à compreensão das mudanças estéticas ocorridas no início do século XX e de que forma o Futurismo italiano foi fundamental para a diluição das fronteiras entre literatura e artes visuais. Orientado pelo conceito de 'palavras em liberdade' - ortografia livre e tipografia expressiva -, o autor explora gradativamente a materialidade do texto, aproximando, assim, desenho e escrita.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFuturismo italianopt_BR
dc.subjectTexto-imagempt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectFilippo Tommaso Marinettipt_BR
dc.subjectPoesia visualpt_BR
dc.subject.otherMarinetti, Filippo Tommaso, 1876-1944 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherPoesia visual italianapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherPoesia italiana Séc XX História e críticapt_BR
dc.subject.otherFuturismo (Movimento literario) Itáliapt_BR
dc.titlePoemas em liberdade: relações entre as linguagens verbal e visual na poesia futurista italianapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica_vaz_da_costa_2013_dissertacao.pdf7.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.