Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97JHHX
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcos Rogerio Cordeiro Fernandespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cecilia Bruzzi Boechatpt_BR
dc.contributor.referee2Luis Alberto Nogueira Alvespt_BR
dc.creatorBarbara Del Rio Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:17:09Z-
dc.date.available2019-08-09T19:17:09Z-
dc.date.issued2013-05-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-97JHHX-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to develop a study about the novel Canaã (1902), by Graça Aranha, searching to reach an interpretation line able to provide a reflection about the relation between the book and the social-historic materials. The interest is demonstrating the aesthetic dispositive arrange from the first book of maranhense writer´s represents a human and social reality historically situated. Thus, although it is used to be appointed, by the critic studies, as a disarticulated narrative, due to inconsistencies between the happenings that occurs and the concepts that it elaborates, the novel revels only an apparent lack of historicization. A mindful analyze can show that book´s formal failure, attributed several times as a composition mistake and writer´s lack of expertise, is one of the manners to represent the reality, which express its mimeses power. By the comprehension about how the book was situated in the Brazilian literature scenery and approached in the critic tradition, we´ll search to develop a study about the Canaã literary configuration.pt_BR
dc.description.resumoA proposta desse trabalho é desenvolver um estudo sobre o romance Canaã (1902), de Graça Aranha, buscando alcançar uma linha de interpretação que reflita sobre a relação entre a obra e os materiais histórico-sociais. O interesse é demonstrar que o arranjo dos dispositivos estéticos do primeiro livro do escritor maranhense representa uma realidade humana e social historicamente situada. Assim, embora seja comumente apontado pela fortuna crítica como uma narrativa desarticulada, devido às inconsistências entre os acontecimentos que ocorrem e os conceitos que formula, o romance revela apenas uma aparente falta de historicização. Uma análise atenta poderá mostrar que a falência formal do livro, atribuída muitas vezes como defeito de composição e falta de perícia do autor, é uma das maneiras de representação da realidade, que expressa a sua força mimética. A partir da compreensão de como a obra foi situada no cenário da literatura brasileira e abordada pela tradição crítica, buscar-se-á desenvolver um estudo sobre a configuração literária de Canaã.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira Historia e criticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherCritica teatralpt_BR
dc.subject.otherLiteratura e históriapt_BR
dc.subject.otherAranha, Graça, 1868-1931 Canaã Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleEstudo sobre a composição estética da obra Canaã, de Graça Aranhapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
estudo_sobre_a_composi__o_est_tico_da_obra_cana__de_gra_a_aranha_arquivo__correto.pdf728.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.