Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97JHHX
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Cecilia Bruzzi Boechat | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luis Alberto Nogueira Alves | pt_BR |
dc.creator | Barbara Del Rio Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T19:17:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T19:17:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-08 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97JHHX | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to develop a study about the novel Canaã (1902), by Graça Aranha, searching to reach an interpretation line able to provide a reflection about the relation between the book and the social-historic materials. The interest is demonstrating the aesthetic dispositive arrange from the first book of maranhense writer´s represents a human and social reality historically situated. Thus, although it is used to be appointed, by the critic studies, as a disarticulated narrative, due to inconsistencies between the happenings that occurs and the concepts that it elaborates, the novel revels only an apparent lack of historicization. A mindful analyze can show that book´s formal failure, attributed several times as a composition mistake and writer´s lack of expertise, is one of the manners to represent the reality, which express its mimeses power. By the comprehension about how the book was situated in the Brazilian literature scenery and approached in the critic tradition, we´ll search to develop a study about the Canaã literary configuration. | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta desse trabalho é desenvolver um estudo sobre o romance Canaã (1902), de Graça Aranha, buscando alcançar uma linha de interpretação que reflita sobre a relação entre a obra e os materiais histórico-sociais. O interesse é demonstrar que o arranjo dos dispositivos estéticos do primeiro livro do escritor maranhense representa uma realidade humana e social historicamente situada. Assim, embora seja comumente apontado pela fortuna crítica como uma narrativa desarticulada, devido às inconsistências entre os acontecimentos que ocorrem e os conceitos que formula, o romance revela apenas uma aparente falta de historicização. Uma análise atenta poderá mostrar que a falência formal do livro, atribuída muitas vezes como defeito de composição e falta de perícia do autor, é uma das maneiras de representação da realidade, que expressa a sua força mimética. A partir da compreensão de como a obra foi situada no cenário da literatura brasileira e abordada pela tradição crítica, buscar-se-á desenvolver um estudo sobre a configuração literária de Canaã. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos Literários | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção brasileira Historia e critica | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Critica teatral | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e história | pt_BR |
dc.subject.other | Aranha, Graça, 1868-1931 Canaã Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a composição estética da obra Canaã, de Graça Aranha | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudo_sobre_a_composi__o_est_tico_da_obra_cana__de_gra_a_aranha_arquivo__correto.pdf | 728.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.