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Type: Tese de Doutorado
Title: Jetztzeit a aura da obra dinâmica a partir dos retratos de Poe e Wilde: a aura da obra dinâmica a partir dos retratos de Poe e Wilde
Authors: Carmen Cristiane Borges Losano
First Advisor: Georg Otte
First Referee: Elisa Maria Amorim Vieira
Second Referee: Marcos Antonio Alexandre
Third Referee: Sergio Alves Peixoto
metadata.dc.contributor.referee4: Claudia Mariza Braga
Abstract: O conceito de aura se constitui, em Benjamin, a partir dos critérios de autenticidade, originalidade e unicidade da obra de arte. Considerando que tais critérios se observam em obras de arte estático-espaciais, como a pintura e a escultura, então as obras dinâmico-temporais não poderiam ser consideradas auráticas. Para analisar as fronteiras entre obras estáticas e dinâmicas, selecionamos duas narrativas literárias que acumulam traços da literatura (obra dinâmica) e da pintura (obra estática), por meio da descrição pictural. Os textos selecionados são: um conto do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, intitulado O retrato oval, e o romance do irlandês Oscar Wilde, O retrato de Dorian Gray. Nas descrições picturais dessas narrativas, as telas contêm aspectos de vida e/ou mobilidade, o que 'transgride' os critérios benjaminianos. Fisicamente, não há mobilidade, mas os escritores - e os leitores - compreendem que sim. Nesse sentido, direcionamos nossos trabalhos para o receptor, com base na 'Estética da Recepção'. Compreendemos que a aura não se encontra mais na obra em si, mas na autonomia do olhar do receptor; é o olhar que concede aura à obra. Consideramos a autonomia do olhar nas possibilidades de dinamização do estático (como em Poe e em Wilde) e na paralisação no dinâmico, quando o receptor considera único - e estanque - dado momento da recepção de uma obra dinâmica. Assim, tentamos traduzir os critérios de Benjamin para a obra dinâmica, em especial para a Literatura.
Subject: Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Wilde, Oscar, 1854-1900 Retrato de Dorian Gray Crítica e interpretação
Poe, Edgar Allan, 1809-1849 Retrato oval Crítica e interpretação
Pintura e literatura
Arte na literatura
Aura
Estética da recepção
Originalidade na arte
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97YJ5W
Issue Date: 22-May-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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