Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZLNU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.contributor.referee3Ana Maria Portugal Salibapt_BR
dc.contributor.referee4Beatriz Vieira de Resendept_BR
dc.creatorAna Martins Marquespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:09:24Z-
dc.date.available2019-08-12T13:09:24Z-
dc.date.issued2013-05-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZLNU-
dc.description.resumoEsta tese propõe uma investigação sobre a incorporação de imagens fotográficas em alguns textos literários contemporâneos. A partir da leitura de livros de W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls e Orhan Pamuk, busca-se analisar alguns dos efeitos produzidos pela presença de fotografias na narrativa, considerando, sobretudo, as relações que aí se estabelecem entre texto e imagem. De gênero dificilmente definível, os livros do alemão W. G. Sebald transitam entre a memória, o perfil biográfico, o relato de viagem, a ficção e o ensaio. Marcados por um tom digressivo e melancólico, os livros do autor caracterizam-se ainda pela reprodução de um grande número de fotos, sem legendas e em preto e branco. O emprego que W.G. Sebald faz das imagens fotográficas em sua obra, em especial em Os emigrantes e Austerlitz, é examinado aqui em articulação com os demais elementos narrativos, com o propósito de discutir o modo como a prosa sebaldiana problematiza o estatuto documental da fotografia, as associações entre imagem, memória e arquivo e o papel da fotografia na construção das narrativas pessoais e familiares, mas também históricas e coletivas. A tese procura ainda examinar o recurso à fotografia em Nove noites e Mongólia, do brasileiro Bernardo Carvalho, em articulação com o motivo da viagem e da representação do 'outro' e com o emprego de estratégias documentais e autoficcionais, bem como avaliar o impacto da incorporação de imagens fotográficas sobre as fronteiras entre texto e paratexto. Por fim, a partir da leitura de A vida descalço, do argentino Alan Pauls, e de Istambul, do turco Orhan Pamuk, em interlocução com outros livros que conectam fotografia e 'escrita de si', a tese se volta para as relações entre fotografia, ficção, ensaio e autobiografia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectfotografiapt_BR
dc.subject.otherSebald, W G (Winfried Georg), 1944-2001 Austerlitz Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCarvalho, Bernardo, 1960- Nove noites Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e fotografiapt_BR
dc.subject.otherCarvalho, Bernardo, 1960- Mongólia Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPauls, Alan, 1958- Vida descalço Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPamuk, Orhan, d 1952- Istambul Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSebald, W G (Winfried Georg), 1944-2001 Emigrantes Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherViagem na literaturapt_BR
dc.titlePaisagem com figuras fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk): fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald; Bernardo Carvalho; Alan Pauls; Orhan Pamuk)pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_paisagem_com_figuras_ana_martins_marques.pdf7.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.