Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZLNU
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Elisa Maria Amorim Vieira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Elcio Loureiro Cornelsen | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ana Maria Portugal Saliba | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Beatriz Vieira de Resende | pt_BR |
dc.creator | Ana Martins Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:09:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZLNU | - |
dc.description.resumo | Esta tese propõe uma investigação sobre a incorporação de imagens fotográficas em alguns textos literários contemporâneos. A partir da leitura de livros de W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls e Orhan Pamuk, busca-se analisar alguns dos efeitos produzidos pela presença de fotografias na narrativa, considerando, sobretudo, as relações que aí se estabelecem entre texto e imagem. De gênero dificilmente definível, os livros do alemão W. G. Sebald transitam entre a memória, o perfil biográfico, o relato de viagem, a ficção e o ensaio. Marcados por um tom digressivo e melancólico, os livros do autor caracterizam-se ainda pela reprodução de um grande número de fotos, sem legendas e em preto e branco. O emprego que W.G. Sebald faz das imagens fotográficas em sua obra, em especial em Os emigrantes e Austerlitz, é examinado aqui em articulação com os demais elementos narrativos, com o propósito de discutir o modo como a prosa sebaldiana problematiza o estatuto documental da fotografia, as associações entre imagem, memória e arquivo e o papel da fotografia na construção das narrativas pessoais e familiares, mas também históricas e coletivas. A tese procura ainda examinar o recurso à fotografia em Nove noites e Mongólia, do brasileiro Bernardo Carvalho, em articulação com o motivo da viagem e da representação do 'outro' e com o emprego de estratégias documentais e autoficcionais, bem como avaliar o impacto da incorporação de imagens fotográficas sobre as fronteiras entre texto e paratexto. Por fim, a partir da leitura de A vida descalço, do argentino Alan Pauls, e de Istambul, do turco Orhan Pamuk, em interlocução com outros livros que conectam fotografia e 'escrita de si', a tese se volta para as relações entre fotografia, ficção, ensaio e autobiografia. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject | literatura | pt_BR |
dc.subject | fotografia | pt_BR |
dc.subject.other | Sebald, W G (Winfried Georg), 1944-2001 Austerlitz Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Carvalho, Bernardo, 1960- Nove noites Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e fotografia | pt_BR |
dc.subject.other | Carvalho, Bernardo, 1960- Mongólia Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Pauls, Alan, 1958- Vida descalço Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Pamuk, Orhan, d 1952- Istambul Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Sebald, W G (Winfried Georg), 1944-2001 Emigrantes Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Viagem na literatura | pt_BR |
dc.title | Paisagem com figuras fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk): fotografia na literatura contemporânea (W. G. Sebald; Bernardo Carvalho; Alan Pauls; Orhan Pamuk) | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_paisagem_com_figuras_ana_martins_marques.pdf | 7.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.