Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZSCX
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Je(an) Cocteau: a construção do eu no desenho, na literatura e no cinema |
Autor(es): | Wellington Junio Costa |
Primeiro Orientador: | Marcia Maria Valle Arbex |
Primeiro membro da banca : | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
Segundo membro da banca: | Maria da Glória Magalhães dos Reis |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo discutir os procedimentos de construção do eu na obra do autor francês Jean Cocteau, a partir de um corpus constituído pelo livro 'La difficulté d'être' (1947), por uma série de desenhos de autorretratos (1909-1917) e pelo filme 'Le testament d'Orphée' (1959), com base nos conceitos de autobiografia, autorretrato e autoficção. Verificamos que, vistos como gêneros artístico-literários, tais conceitos apresentam vários pontos em comum e suscitam um grande debate, que passa, necessariamente, pelos estudos de Philippe Lejeune, Barbara Steiner e Jun Yang, Michel Beaujour, Pascal Bonafoux, Muriel Tinel, Serge Doubrovsky e Vincent Colonna, entre outros. Esse arcabouço teórico nos permitiu demonstrar como Jean Cocteau utiliza a sua vida como matéria-prima para a elaboração da sua obra, que transita na fronteira dos gêneros, ampliando as possibilidades de expressão do 'eu' na literatura, no cinema e no desenho. |
Abstract: | Ce mémoire de Master a pour but de discuter des procédés de construction du je chez Jean Cocteau. Basés sur les notions dautobiographie, dautoportrait et dautofiction, nous analyserons son livre La difficulté dêtre (1947), sa série dautoportraits sans visage (1909- 1917) et son film Le testament dOrphée (1959). Il nous a été donné de constater quen tant que genres artistiques et littéraires lautobiographie, lautoportrait et lautofiction ont plusieurs points en commun et suscitent encore des débats, compte tenu des travaux menés par Philippe Lejeune, Barbara Steiner et Jun Yang, Michel Beaujour, Pascal Bonafoux, Muriel Tinel, Serge Doubrovsky et Vincent Colonna, entre autres. Cest donc à partir de ces études théoriques que nous avons pu démontrer comment Jean Cocteau utilise sa vie commematière première dans lélaboration de son oeuvre qui se place à la frontière des genres, élargissant ainsi les possibilités dexpression du je dans la littérature, au cinéma et dans le dessin. |
Assunto: | Ficção autobiografica francesa Ensaios franceses Le testament d'Orphée (Filme : 1959) Cocteau, Jean, 1889-1963 Difficulté d'être Crítica e interpretação Arte e literatura Eu em literatura Autoria Cinema e literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZSCX |
Data do documento: | 24-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_de_mestrado_de_wellington_j_nio_costa.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.