Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZSCX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Je(an) Cocteau: a construção do eu no desenho, na literatura e no cinema
Autor(es): Wellington Junio Costa
Primeiro Orientador: Marcia Maria Valle Arbex
Primeiro membro da banca : Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Segundo membro da banca: Maria da Glória Magalhães dos Reis
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo discutir os procedimentos de construção do eu na obra do autor francês Jean Cocteau, a partir de um corpus constituído pelo livro 'La difficulté d'être' (1947), por uma série de desenhos de autorretratos (1909-1917) e pelo filme 'Le testament d'Orphée' (1959), com base nos conceitos de autobiografia, autorretrato e autoficção. Verificamos que, vistos como gêneros artístico-literários, tais conceitos apresentam vários pontos em comum e suscitam um grande debate, que passa, necessariamente, pelos estudos de Philippe Lejeune, Barbara Steiner e Jun Yang, Michel Beaujour, Pascal Bonafoux, Muriel Tinel, Serge Doubrovsky e Vincent Colonna, entre outros. Esse arcabouço teórico nos permitiu demonstrar como Jean Cocteau utiliza a sua vida como matéria-prima para a elaboração da sua obra, que transita na fronteira dos gêneros, ampliando as possibilidades de expressão do 'eu' na literatura, no cinema e no desenho.
Abstract: Ce mémoire de Master a pour but de discuter des procédés de construction du je chez Jean Cocteau. Basés sur les notions dautobiographie, dautoportrait et dautofiction, nous analyserons son livre La difficulté dêtre (1947), sa série dautoportraits sans visage (1909- 1917) et son film Le testament dOrphée (1959). Il nous a été donné de constater quen tant que genres artistiques et littéraires lautobiographie, lautoportrait et lautofiction ont plusieurs points en commun et suscitent encore des débats, compte tenu des travaux menés par Philippe Lejeune, Barbara Steiner et Jun Yang, Michel Beaujour, Pascal Bonafoux, Muriel Tinel, Serge Doubrovsky et Vincent Colonna, entre autres. Cest donc à partir de ces études théoriques que nous avons pu démontrer comment Jean Cocteau utilise sa vie commematière première dans lélaboration de son oeuvre qui se place à la frontière des genres, élargissant ainsi les possibilités dexpression du je dans la littérature, au cinéma et dans le dessin.
Assunto: Ficção autobiografica francesa
Ensaios franceses
Le testament d'Orphée (Filme : 1959)
Cocteau, Jean, 1889-1963 Difficulté d'être Crítica e interpretação
Arte e literatura
Eu em literatura
Autoria
Cinema e literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97ZSCX
Data do documento: 24-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_de_mestrado_de_wellington_j_nio_costa.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.