Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-98ZHS6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Fernando Ferreira Sapt_BR
dc.contributor.referee1Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee2Brunilda Tempel Reichmannpt_BR
dc.creatorJúlia Neves Chálabipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:34:06Z-
dc.date.available2019-08-13T08:34:06Z-
dc.date.issued2013-06-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-98ZHS6-
dc.description.abstractAtonement, by British author Ian McEwan, was published in 2001 and has as protagonist Briony Tallis, a talented girl who is a writer-to-be and who lives among the fantasies of her creative mind. While in the verge of adolescence she makes a serious mistake that affects the lives of those around her. Briony finds in literature a way of recreating the world and retelling the story she could not change. Because Atonement is a metafictional work, literature, literary composition, and the writing processes utilized by Briony and by McEwan are major interests of this thesis. The results show that Atonement presents, partially, a fragmented narrative, and its metafictional basis is developed under an untraditional realism, enabling significant shifts in the story and forcing the reader to resignify the categories of meaning and interpretation built throughout the reading. The novel-within-a-novel format makes Atonement peculiar to scrutinize in the sense that the limits between Brionys composition and McEwans become blurred. Atonement has literature as a theme and as a structuring element, creating main characters that not only are avid readers, literary enthusiasts, and scholars, but who have their relations mediated and constructed by/through literature. Furthermore, in the metafictional process triggered, the characters, already fictional devices, are fictionalized, and Briony, as being one of the authors, goes through self-fictionalization. It can be concluded that in the many fictional levels found in Atonement the novel presents itself as a postmodern piece, both thematically and structurally, and it promotes a dialogue with the British literary tradition. These intertextualities evoke different ways of looking at literature and at ways of making it in contemporaneity. In a postmodern moment when we seem to have overcome the fear of the exhaustion of literature, Atonement comes not to prove literature has indeed survived, but to ask what can be made out of the vast trajectory tradition has left uspt_BR
dc.description.resumoAtonement, do escritor britânico Ian McEwan, foi publicado em 2001, e apresenta a protagonista Briony Tallis, uma garota talentosa, interessada em escrever e que vive em meio às suas fantasias. É na intrigante fusão da realidade com a ficção que a pequena escritora comete um grave erro que afeta a vida daqueles à sua volta. Briony encontra na literatura uma forma de recriar o mundo e recontar a história que ela não pode mudar. Na última parte do livro, décadas depois e como uma renomada escritora, Briony assume a narrativa em primeira pessoa e explica que escreveu o livro imbuída do desejo de reparação pelo erro que cometera quando ainda criança. Dessa forma, a literatura e a composição literária são os principais focos dessa dissertação que busca entender como a literatura é representada, qual papel/função ela exerce na obra e a sua importância na construção dos personagens. Atonement é escrito em base metaficcional e os processos de escrita utilizados por Briony e por McEwan também são de interesse desta pesquisa. Os resultados alcançados são que Atonement apresenta uma narrativa fragmentada e sua metaficcionalidade está atrelada a um realismo não-tradicional, promovendo mudanças significativas na compreensão da obra e forçando o leitor a resignificar as categorias de sentido e interpretação erigidas ao longo da leitura. O formato romance-dentro-do-romance faz da análise de Atonement peculiar uma vez que os limites entre as composições de Briony e McEwan tornam-se imprecisos. Sendo uma obra altamente literária, Atonement faz da literatura um componente estruturador de sua narrativa, apresentando personagens que, além de ávidos leitores e entusiastas da literatura, têm suas relações mediadas e construídas pela mesma e também através dela. Ademais, no processo metaficcional desencadeado, os personagens (que já são por si só artifícios ficcionais) são ficcionalizados e Briony, como sendo um dos autores, passa pelo processo de auto-ficionalização. Pode ser concluído que nos vários níveis de ficcionalidade encontrados em Atonement o romance se apresenta como uma obra pós-moderna tanto temática quanto estruturalmente, e a mesma promove um diálogo com a tradição literária britânica intertextualidades que evocam diferentes modos de olhar a literatura e o fazer literário na contemporaneidade. Num momento em que parece ter sido superado o medo da exaustão da literatura, Atonement surge não com o intuito de provar que a mesma de fato sobreviveu, mas para perguntar o que pode ser feito com legado que a literatura nos deixou.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject"Atonement"pt_BR
dc.subjectmetaficçãopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subject.otherMcEwan, Ian , 1948- Atonement Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção inglesa História e críticapt_BR
dc.subject.otherPós-modernismo (Literatura)pt_BR
dc.subject.otherMetaficçãopt_BR
dc.titleThe redemption of literature: the making of fiction in Ian McEwan's Atonementpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliachalabithesis.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.