Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-99EJHK
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sergio Alcides Pereira do Amaral | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Claudia Campos Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Eduardo Lima Machado | pt_BR |
dc.creator | Gilson de Oliveira Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T10:17:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T10:17:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-99EJHK | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de estudar a recepção crítica da obra de Gregório de Matos, concentrando-se na análise das formulações de Haroldo de Campos e João Adolfo Hansen. Estudaremos a trajetória crítica de Haroldo de Campos, que, aliando as atividades de poeta e crítico, cunha o termo neobarroco, aproximando, sincronicamente, sua produção poética de vanguarda da poética do século XVII. Veremos como Haroldo defende o barroco como estilo característico da América e Gregório, como iniciador da literatura brasileira, criticando a posição de Antonio Candido. Analisaremos, em contrapartida, a obra de Hansen, que nega o termo barroco, critica o anacronismo das críticas e reconstitui o contexto de produção poética do século XVII, marcado pela prescrição retórica rigidamente orientada. Além disso, ao estudarmos Hansen, entenderemos também as restrições políticas, religiosas e, obviamente, artísticas, que fazem da sátira um instrumento da razão de Estado. Para Hansen, Gregório era uma etiqueta e não a origem original dos poemas, como supunha a crítica posterior, que operava com critérios exteriores à sociedade seiscentista. Por fim, confrontaremos as duas visões críticas, ressaltando suas divergências e conseqüentemente chegando ao efeito das duas leituras. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | barroco | pt_BR |
dc.subject | Gregório de Matos | pt_BR |
dc.subject | recepção crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Barroco na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Matos, Gregório de, 1633-1696 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Satira brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Retórica | pt_BR |
dc.subject.other | Campos, Haroldo de, 1929-2003 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Hansen, João Adolfo, 1942- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Haroldo de Campos e João Adolfo Hansen: duas leituras e uma polêmica sobre a poesia de Gregório de Matos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___vers_o_final.pdf | 782.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.