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dc.contributor.advisor1Marli de Oliveira Fantini Scarpellipt_BR
dc.contributor.referee1Georg Ottept_BR
dc.contributor.referee2Marcia Marques dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3José Luís Jobim de Salles Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee4Mário Cezar Silva Leitept_BR
dc.creatorEverton Almeida Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:21:13Z-
dc.date.available2019-08-12T03:21:13Z-
dc.date.issued2014-03-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9HMKFJ-
dc.description.resumoEsta tese enfoca 'Cerimônias do Esquecimento', de Ricardo Guilherme Dicke, com o objetivo de refletir sobre a busca pela identificação do narrador, através de suas relações com o tempo e com a memória, tendo a bíblia como substrato religioso e a ditatura militar brasileira como substrato histórico e ideológico. Do ponto de vista formal, um aspecto central desta tese, tomado a partir da concepção de narrador de Walter Benjamin, é a permanência de aspectos do narrador tradicional na escrita do romance, razão pela qual busca-se identificar traços desse narrador no romance em questão. Mediante um complexo procedimento composicional que destitui o caráter referencial dos pronomes pessoais enquanto índices de diferenciação entre narrador e personagens, o protagonista empenha-se exaustivamente em recuperar a imagem do pai ausente, e, no nível da própria abordagem estética, investe no equcionamento sobre a posição do autor em relação à linguagem. Há uma evidente indiferenciação referencial a que corresponde uma indiferenciação entre temporalidades e memórias com as quais o personagem se defronta, no mesmo processo em que, da busca de identificação do pai, passa à busca pela identificação e afirmação de si mesmo. A relação com o pai é inicialmente abordada sob a perspectiva da teoria de Freud e implica a relação com a autoridade violenta e repressora, questão que se aplica também a uma reflexão sobre a experiência com governos autoritários. Como resultado, propõe-se que o romance oferece outro sentido de autoridade, adquirida por sabedoria, aspecto característico do narrador tradicional, segundo Benjamin. Em última instância, essa leitura visa levar à reflexão sobre o lugar da subjetividade na contemporaneidade. Espera-se, também, situar a produção de Ricardo Guilherme Dicke no âmbito da produção literária contemporânea no Brasil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectautoridadept_BR
dc.subjectnarradorpt_BR
dc.subjecttempopt_BR
dc.subjectRicardo Guilherme Dickept_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subject.otherAutoridadept_BR
dc.subject.otherPai na literaturapt_BR
dc.subject.otherBíblia e literaturapt_BR
dc.subject.otherSubjetividade na literaturapt_BR
dc.subject.otherDicke, Ricardo Guilherme, 1936- Cerimônias do esquecimento Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDitadura e ditadorespt_BR
dc.subject.otherTempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleNarrador, tempo e memória em "Cerimônias do esquecimento", de Ricardo Guilherme Dickept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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