Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9JMJL9
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Zilda Ferreira Cury | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sandra Regina Goulart Almeida | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Maria Chiarini | pt_BR |
dc.creator | Roberta Torres Trajano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T03:05:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T03:05:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9JMJL9 | - |
dc.description.abstract | Brazilian writer Luiz Ruffato has progressively earned a significant space in the literary scene in recent years. By providing us all with narratives which apply language experimentation as a means of discussing the small dramas of anonymous people, he has aroused the big interest of critics. The purpose of this work is to analyze Luiz Ruffatos There were many horses [eles eram muitos cavalos] having as keywords both the urban space of the referred text and the expressive paradigm of contemporary mobility. The concept of non-place coined by Marc Augé (1994) will be herein used as theoretical support, among other terms, which will be approached as reading pivots of sorts, such as subjects in transit, anonymity and non-person. The theme of violence that marks the postmodern individuals condition after tragic events is herein made explicit through a kind of performance writing that transgresses the structure of traditional novels, by breaking off with the idea of sentence continuity and standard syntax. | pt_BR |
dc.description.resumo | O escritor mineiro Luiz Ruffato conquista progressivamente um espaço expressivo na cena literária nos últimos anos. Brindando-nos com narrativas que se valem da experimentação da linguagem para falar sobre os pequenos dramas de uma gente anônima, desperta grande interesse da crítica. Este trabalho pretende analisar o texto 'eles eram muitos cavalos tendo' como chave de leitura o espaço urbano construído na obra e o paradigma da mobilidade que ganha expressividade na contemporaneidade. O conceito de 'não-lugar' cunhado por Marc Augé (1994) e o de 'non-persone' proposto pelo antropólogo italiano Alessandro Dal Lago (1999) também serão utilizados como suporte teórico no presente estudo. Terá destaque, além disso, o tema da violência que marca a condição pós-trágica do indivíduo pós-moderno, explicitada por meio de uma escrita performática que transgride a estrutura do romance tradicional, rompendo com a ideia de continuidade da frase e com uma sintaxe normativa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Escrita performática | pt_BR |
dc.subject | Anonimato | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos em trânsito | pt_BR |
dc.subject.other | Sujeito (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção brasileira Historia e critica | pt_BR |
dc.subject.other | Ruffato, Luiz, 1961- Eles eram muitos cavalos Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço e tempo na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita na literatura | pt_BR |
dc.title | Sujeitos em trânsito: espaços urbanos em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___roberta_trajano_com_ficha_catalogr_fica__para_entregar_.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.