Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9MPNLM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Haydee Ribeiro Coelho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Claudia Campos Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jose Americo de Miranda Barros | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Wander Nunes Frota | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Alamir Aquino Corrêa | pt_BR |
dc.creator | Francigelda Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T00:15:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T00:15:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9MPNLM | - |
dc.description.resumo | Esta tese se propõe a pesquisar e a analisar a crítica literária produzida por Assis Brasil, sobretudo, aquela que ele publicou no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil entre 1956 e 1961. Os textos foram selecionados de acordo com dois critérios: evidenciar aspectos que particularizaram a crítica assisiana e elucidar a proposição de uma nova fase literária a qual ele chamou de Nova literatura, efetivada a partir da segunda metade do século XX. De acordo com o crítico, as obras do referido período revelaram pesquisas estéticas sem precedentes, pois surgiram mediadas por uma gama de reflexões críticas e teóricas também inéditas no cenário literário nacional. As especulações críticas de Assis Brasil resultaram em uma metodologia particular a qual ele denominou de Crítica reflexiva, caracterizada pela análise simultânea da obra, da própria atividade crítica e da postura do crítico. Esta tese culmina com um cotejo entre a crítica e a ficção assisiana, tomando como referência Os que bebem como os cães (1975), primeiro romance publicado de um projeto literário que o autor denominou de Ciclo do terror. Tal confronto teve como objetivo verificar em que medida há agregação e/ou desagregação entre uma prática e outra. Tendo em vista tais aspectos, é legítimo reconhecer que o pensamento crítico de Assis Brasil e os resultados dele decorrentes são reveladores de que o crítico sobrepujou os discursos hegemônicos do período, à medida que buscou sistematizar suas próprias hipóteses acerca do dinamismo literário brasileiro na segunda metade do século XX | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assis Brasil | pt_BR |
dc.subject | Suplemento Dominical do Jornal do Brasil | pt_BR |
dc.subject | crítica literária | pt_BR |
dc.subject.other | Memória e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil, Assis, 1932- Que bebem como os cães Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura brasileira Séc XX História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil, Assis, 1932- | pt_BR |
dc.subject.other | Crítica | pt_BR |
dc.title | Caminhos da crítica e da literatura sob a perspectiva de Assis Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_francigelda_ribeiro.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.