Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
Autor(es): Cássia Macieira
Primeiro Orientador: Marcia Maria Valle Arbex
Primeiro membro da banca : Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Segundo membro da banca: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Terceiro membro da banca: Eduardo Antonio de Jesus
Quarto membro da banca: Andréa de Paula Xavier Vilela
Resumo: Esta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo.
Abstract: Cette thèse vise à étudier les collages visuels dans "História do Brasil" [Histoire du Brésil], de Sebastião Nunes, et ces réverbérations dans d'autres oeuvres de l'auteur. Il s'agit d'une oeuvre expérimentale, composée de différents langages, genres et voix. Cette recherche prend appui sur le rapprochement de l'oeuvre de Nunes avec la pensée de Jacques Rancière sur le 'partage du sensible', interroge le modèle encyclopédique adopté, étant donné sa présentation sous forme d'entrées de dictionnaire, sans oublier sa nature allégorique et sa fonction satirique. Pour étudier ces différents aspects, des concepts tels que le 'rire', la 'parodie' et la 'satire' ont été analysés à partir des études de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin et Linda Hutcheon, entre autres. De même, des notions telles que 'não-livro', de Flora Süssekind, et celle de livre d'artiste ont été étudiées à propos de ce texte écrit en prose discontinue et illustrée, qui articule le réel et l'imaginaire par l'usage de fragments et de restes de la culture, soit-ils verbaux ou non-verbaux. Cette étude tient également compte des rapports établis entre le texte et l'image, à partir des techniques d'appropriation, de collage et de montage avec lesquelles l'auteur construit une version risible de l'histoire nationale, par le biais de l'étrangeté esthétique des avant-gardes modernistes, et en utilisant des procédés textuels et iconographiques aussi variés que puissants dans son projet esthétique-subversif.
Assunto: Nunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretação
Sátira brasileira Historia e critica
Paródia
Colagem
Imagem e escrita
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN
Data do documento: 1-Set-2014
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