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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Entre o (in)dizível, o (in)visível e o (in)vivível: imagens da dor e do mal em Jorge Semprún
Autor(es): Luiza Santana Chaves
primer Tutor: Elcio Loureiro Cornelsen
primer miembro del tribunal : Elisa Maria Amorim Vieira
Segundo miembro del tribunal: Ram Avraham Mandil
Tercer miembro del tribunal: Valeria De Marco
Cuarto miembro del tribunal: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri
Resumen: A presente Tese tem como horizonte investigativo a leitura analítica, a partir de uma perspectiva comparativa, dos livros de Jorge Semprún L'écriture ou la vie (1994) e Adieu, vive clarté... (1998), escritos originalmente em francês e, posteriormente, traduzidos ao espanhol La escritura o la vida (1995) e Adiós, luz de veranos... (1998). A análise, centrada nos textos, não prescinde de uma reflexão das relações entre história e vivência que se apresentam para Jorge Semprún como potencializadores das atividades de reminiscência e escritura, estabelecendo estreitos vínculos entre experiências traumáticas, história coletiva e literatura ao longo de sua obra. Os conceitos que subsidiam a Tese são: imagem, memória, trauma, ficção, língua e identidade. Indaga-se: de que forma os relatos literários dos sobreviventes de eventos traumáticos afetam a tradição dos estudos literários numa perspectiva comparada? Constata-se, entre outras considerações, que a literatura de testemunho vincula estética e ética como campos indissociáveis de pensamento, já que toda ela se desnuda em uma questão bem atual: como colocar em literatura os acontecimentos traumáticos vivenciados no século XX? Até que ponto o trauma é (in)dizível, é (in)traduzível? Uma escrita sobre eventos traumáticos pode narrar algo além da sua própria impossibilidade narrativa?
Abstract: Cette Thèse est la lecture analytique, dans une perspective comparative, de les livres L'écriture ou la vie (1994) et Adieu, vive clarté... (1998), écrits par Jorge Semprún à l'origine en français et puis traduits en espagnol La escritura o la vida (1995) et Adiós, luz de veranos... (1998). L'objectif de l'analyse sont les textes littéraires, mais en même temps, nous refléteront aussi sur la relation entre l'histoire et l'expérience qui, pour l'auteur, apparaît comme améliorateurs de la réminiscence et de l'écriture, établissement des liens étroits entre les expériences traumatiques, histoire, littérature et memoire collective au long de l'oeuvre de Semprún. Les concepts qui soutiennent la Thèse sont: image, mémoire, trauma, fiction, langue et identité. On s'enquérir: comment les comptes littéraires de survivants d'événements traumatiques affectent la tradition des études de littérature dans une perspective comparative? On peut voir, entre dautres considérations, que la littérature de témoignage lie l'esthétique et l'éthique en tant que des champs indissociables de la pensée, comme une question fondamentale: comment mettre sur les événements traumatisants du XXe siècle en texte littéraire? Dans quelle mesure le traumatisme est (dé)dicible, est (in)traduisible? Que peut raconter le roman sur le traumatique au-delà de sa propre incapacité à raconter?
Asunto: Guerra mundial, 1939-1945 Literatura e a guerra
Semprun, Jorge, 1923- Adieu, vive clarté Crítica e interpretação
Identidade na literatura
Imagem na literatura
Espanha História Guerra Civil 1936-1939 Literatura e a guerra
Semprun, Jorge, 1923- L'écriture ou la vie Crítica e interpretação
Memória na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9RTEXX
Fecha del documento: 12-dic-2014
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