Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U4JL6
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Paisagem e perambulação urbana: Samuel Rawet em diálogo com as artes visuais
Autor(es): Michel Mingote Ferreira de Azara
Primeiro Orientador: Elcio Loureiro Cornelsen
Primeiro membro da banca : Marcia Maria Valle Arbex
Segundo membro da banca: Maria Zilda Ferreira Cury
Terceiro membro da banca: Regina Dalcastagnè
Quarto membro da banca: Rosana Kohl Bines
Resumo: A obra literária de Samuel Rawet (1929-1984), escritor judeu-polonês que imigrou na infância para o subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se fonte de diversos estudos teóricos na contemporaneidade. Embora o foco da maioria desses estudos tenha sido a questão do judaísmo e suas diversas representações na obra do escritor, o que se observa, tanto em suas novelas quanto em seus contos, é uma escrita singular, intensiva, que ultrapassa a temática do judaísmo e que busca inscrever as singularidades do espaço urbano em suas narrativas, transformando-o, dessa maneira, em paisagem. Nesse sentido, esta tese analisa, na primeira parte, a percepção e a configuração das paisagens urbanas na obra do escritor judeu-polonês. Na segunda parte é investigada a temática do labirinto, além do estudo das convergências, dos diálogos e das intersecções da escrita de Samuel Rawet com o cinema, especificamente com os filmes 'Stalker' (1974), do cineasta russo Andrei Tarkovski e 'Lost Book Found' (1994), do americano Jem Cohen. Por fim, também é tomado como base de investigação da percepção das paisagens urbanas o livro 'Um homem que dorm'e (1967), do escritor francês Georges Perec
Abstract: The literary work of Samuel Rawet (1929-1984), a Jewish-Polish writer who immigrated in his childhood to the suburbs of Rio de Janeiro, has become the source of many theoretical studies nowadays. Most of these studies focus on the Judaism issue and on its various representations in Rawet's work. However, what his novels and tales show is a singular and intensive writing that exceeds the Judaism issue and which tries to register the singularities of urban space into his prose, turning this space into landscape. In this sense, the present thesis analyses, in the first part, the perception and configuration of urban landscapes in the Jewish-Polish writer's work. The second part is concerned with the labyrinth theme, as well as with the study of the convergences, dialogues and intersections of Samuel Rawet's writing with cinema, specifically with the films 'Stalker' (1974) by the Russian film-maker Andrei Tarkovski and 'Lost Book Found' (1994) by the american Jem Cohen. Finally, we will consider Georges Perec's book, 'Un homme qui dort '(1967), in which the perception of urban landscapes is also investigated.
Assunto: Labirintos na literatura
Rawet, Samuel , 1929-1984 Crítica e interpretação
Tarkovski, Andrei Arsenevich , 1932-1986
Perec, Georges , 1936-1982 Crítica e interpretação
Pintura e literatura
Arte na literatura
Cohen, Jem
Cinema e literatura
Paisagens na literatura
Espaço e tempo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U4JL6
Data do documento: 26-Fev-2015
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