Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliana Lourenco de Lima Reispt_BR
dc.contributor.referee1Thais Flores Nogueira Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Newton de Souza Lima Júniorpt_BR
dc.creatorDaniella Carneiro Libanio Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:17:17Z-
dc.date.available2019-08-14T17:17:17Z-
dc.date.issued2015-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78-
dc.description.abstractDesde la primera publicación oficial del Movimiento Armorial, en el programa del concierto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", en octubre de 1970, Ariano Suassuna deja clara la diversidad de las artes y medios que iría componer el movimiento y las innumerables otras que servirían como inspiración para los artistas armoriales, así como la estrecha interrelación entre ellas, que funcionaría como una de las bases del movimiento. Esta interrelación a que se refiere Suassuna repercute de manera contundente en las creaciones armoriales y se presenta básicamente de dos formas: como recreaciones de modelos textuales, textos y medios, y como estrecha relación entre los medios. En esta pesquisa presentamos y discutimos algunos ejemplos de esas creaciones, con enfoque en la obra artística de Ariano Suassuna, en especial en las iluminogravuras, así como en las creaciones y recreaciones de artistas armoriales contemporáneos.pt_BR
dc.description.resumoDesde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectiluminogravuraspt_BR
dc.subjectmovimento armorialpt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherSuassuna, Ariano , 1927-2014pt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherArte moderna Séc XX Brasil, Nordestept_BR
dc.subject.otherPluralismo culturalpt_BR
dc.subject.otherPintura na literaturapt_BR
dc.subject.otherMovimento Armorial (Arte brasileira)pt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.titleA arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorialpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_daniella_libanio.pdf4.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.