Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliana Lourenco de Lima Reis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thais Flores Nogueira Diniz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Newton de Souza Lima Júnior | pt_BR |
dc.creator | Daniella Carneiro Libanio Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:17:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:17:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78 | - |
dc.description.abstract | Desde la primera publicación oficial del Movimiento Armorial, en el programa del concierto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", en octubre de 1970, Ariano Suassuna deja clara la diversidad de las artes y medios que iría componer el movimiento y las innumerables otras que servirían como inspiración para los artistas armoriales, así como la estrecha interrelación entre ellas, que funcionaría como una de las bases del movimiento. Esta interrelación a que se refiere Suassuna repercute de manera contundente en las creaciones armoriales y se presenta básicamente de dos formas: como recreaciones de modelos textuales, textos y medios, y como estrecha relación entre los medios. En esta pesquisa presentamos y discutimos algunos ejemplos de esas creaciones, con enfoque en la obra artística de Ariano Suassuna, en especial en las iluminogravuras, así como en las creaciones y recreaciones de artistas armoriales contemporáneos. | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.subject | iluminogravuras | pt_BR |
dc.subject | movimento armorial | pt_BR |
dc.subject.other | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject.other | Suassuna, Ariano , 1927-2014 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject.other | Pluralismo cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Pintura na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Movimento Armorial (Arte brasileira) | pt_BR |
dc.subject.other | Criação (Literária, artística, etc) | pt_BR |
dc.title | A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_daniella_libanio.pdf | 4.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.