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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9XZGYQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Eduardo de Assis Duarte | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Nazareth Soares Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adélcio de Sousa Cruz | pt_BR |
dc.creator | Margarete Aparecida de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T21:13:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T21:13:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9XZGYQ | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to study the Afro-Brazilian narratives 'Quarto de Despejo: diário de uma favelada', by Carolina Maria de Jesus, and 'Becos da memória', whose author is Conceição Evaristo. In order to analyze the discourses produced by these intellectual women of african-descent, it seeks to verify the representation of otherness in these narratives concerning the issues of memory, identity, violence, strength and the living conditions of black people living in urban areas, specifically in the slums. The thesis intends to demonstrate how the historical content of Brazilian modernity is articulated in these texts, as well as to reflect on the position of the Afro-Brazilian writer regarding the canonical production and its critical importance. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto de estudo as narrativas afro-brasileiras: 'Quarto de Despejo: diário de uma favelada', escrito por Carolina Maria de Jesus, e 'Becos da memória', cuja autora é Conceição Evaristo. Com o objetivo de analisar os discursos produzidos pelas intelectuais afrodescendentes, buscam-se verificar a representação da alteridade nessas narrativas que abordam as questões da memória, da identidade, da violência, da resistência e da condição do negro em espaços urbanos, especificamente a favela. Pretendemos demonstrar como o conteúdo histórico da modernização brasileira se articula nas obras, além de refletir sobre a posição do escritor afro-brasileiro em relação à produção canônica e sua importância crítica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | espaço | pt_BR |
dc.subject | ficção | pt_BR |
dc.subject | violência urbana | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject.other | Alteridade | pt_BR |
dc.subject.other | Evaristo, Conceição , 1946- Becos da memória Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Violencia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Jesus, Carolina Maria de , 1914-1977 Quarto de despejo Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Escritoras negras brasileiras | pt_BR |
dc.subject.other | Negros na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.title | Narrativas de favela e identidades negras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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