Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A4VGCP
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Literatura e cinema: uma leitura e interpretação das personagens de Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança como imagens
Autor(es): Italo Oscar Riccardi Leon
Primeiro Orientador: Marcos de Carvalho
Primeiro membro da banca : Elisa Maria Amorim Vieira
Segundo membro da banca: Marcos Antonio Alexandre
Terceiro membro da banca: Laureny Aparecida Lourenço da Silva
Resumo: No âmbito das relações dialógicas comparativas intertextuais que permeiam as correlações entre a literatura e o cinema, surgiu o interesse por estudar as figuras/personagens de Dom Quixote e Sancho Pança como imagens emblemáticas da obra clássica hispânica, 'O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha', de Miguel de Cervantes, e também na versão fílmica 'Dom Quixote', do cineasta russo Gregory Kozintsev, realizada nos anos cinquenta, tendo como finalidade principal a indagação de um possível outro olhar que as possa ressignificar ao revisitá-las. Inicialmente, o trabalho discorre a respeito das aproximações da literatura e do cinema enquanto configurações de linguagem artística e, logo após, examina a imagem como representação visual e 'forma de pensamento', ideia última que objetiva, mais adiante, analisar e interpretar algumas imagens significativas de Dom Quixote e Sancho Pança. Posteriormente, na procura de um referencial teórico-crítico válido e inédito que permita abordar as imagens de Dom Quixote e Sancho Pança desde uma abordagem comparativa intertextual, foram consideradas as contribuições teóricas de Rancire e Didi-Huberman, cujas perspectivas de análise enfatizam a necessidade de outro regime estético contemporâneo na interpretação e leitura das imagens das obras artísticas inseridas nas proposições da literatura comparada e outras artes ou outros sistemas semióticos
Abstract: Within the intertextual comparative dialogic relations that permeate the correlations between literature and cinema, emerged the interest in studying figures/ characters of 'Don Quixote' and 'Sancho Panza' as emblematic images of classical Hispanic work, 'The ingenious nobleman Don Quixote de la Mancha', from Miguel de Cervantes, and also in the filmic version of 'Don Quixote', from the Russian filmmaker Gregory Kozintsev held in the fifties, with the primary purpose of questioning another possible look that can give new meaning to revisit them. Initially, the work talks about the approaches of literature and cinema as artistic language settings, and, soon after, examines the image as a visual representation and 'way of thinking', last idea that further aims to analyze and interpret some significant images of 'Don Quixote' and 'Sancho Panza'. Later, searching for a valid and unpublished theoretical and critical framework that enables to address 'Don Quixote' and 'Sancho Panza' images, from an intertextual comparative approach, were considered the theoretical contributions of Rancire and Didi-Huberman, whose analytical perspectives emphasize the need for another contemporary aesthetic regime in the interpretation and reading of images from artworks inserted in the compared literature propositions and other arts or other semiotic systems.
Assunto: Imagens Interpretação
Kozintsev, Grigori , 1905-1973
Cervantes Saavedra, Miguel de , 1547-1616 Engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha Crítica e interpretação
Literatura e cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A4VGCP
Data do documento: 3-Dez-2015
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