Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
Autor(es): Luiz Paixao Lima Borges
Primeiro Orientador: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Primeiro membro da banca : Antonio Augusto Moreira de Faria
Segundo membro da banca: Rosângela Patriota Ramos
Resumo: Este trabalho aborda, sob a perspectiva dos conceitos 'nacional' e 'popular', elaborados no contexto histórico, político e social dos primeiros anos da década dos sessenta, do século vinte, a obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho. Consideramos, portanto, o nacional enquanto rigorosa reflexão sobre a realidade brasileira e suas contradições sociais mais profundas, e o 'popular' enquanto realização de um teatro que, além de se identificar com o homem brasileiro, traga-o para a cena como protagonista de seus próprios conflitos, e a ele retorne, enquanto uma política de conscientização, através da arte e da cultura. O trabalho tem como foco principal a peça 'Rasga coração', obra-síntese em sua pesquisa estética e dramatúrgica, quanto em sua configuração política. Abordaremos também, no que concerne a uma análise do processo de aprofundamento e amadurecimento dramatúrgico, as peças 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' e 'Moço em estado de sítio' A seleção das peças obedeceu a critérios objetivos que visam a apresentar e confirmar o percurso estético e político do teatro de Vianninha, sua herança do realismo dialético brechtiano aliada às técnicas de composição do 'realismo psicológico'
Abstract: Cette travail traite, du point de vue des concepts 'national' et 'populaire', élaboré dans un contexte historique, politique et social des premires années de la décennie des années soixante du XXe. sicle, le travail dramaturgique de Oduvaldo Vianna Filho. Nous considérons donc le 'national' une réflexion rigoureuse sur la réalité brésilienne et ses plus profondes contradictions sociales, et 'populaire' tout en effectuant un théâtre qui, en plus de l'identification avec l'homme brésilienne, porter à la scne comme le protagoniste de leurs propres conflits, et il revient comme une politique de sensibilisation, à travers de l'art et de la culture. Le travail se concentre principalement sur la pice 'Rasga coração', travail de synthse dans sa recherche esthétique et dramaturgique, et dans sa configuration politique. Nous discutons aussi par rapport à une analyse du processus d'approfondissement et de maturation dramaturgique, les pices suivantes 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' et 'Moço em estado de sítio'. La sélection des pices obéit critres objectifs qui visent à présenter et confirmer la carrire esthétique et politique de le théâtre de Vianninha, son héritage de le réalisme dialectique brechtienne couplée avec les techniques de composition du 'réalisme psychologique'.
Assunto: Teatro brasileiro História e crítica
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Rasga coração Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Moço em estado de sítio Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Critica e interpretação
Dramaturgos brasileiros
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Critica e interpretação
Teatro Produção e direção
Politica na arte
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Mais-valia vai acabar, seu Edgar Critica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSM
Data do documento: 3-Fev-2016
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