Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A7MQ2A
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A ficção do eu e o outro na literatura da homossexualidade
Autor(es): Leandro Soares da Silva
primer Tutor: Marcos Antonio Alexandre
primer miembro del tribunal : Sandra Regina Goulart Almeida
Segundo miembro del tribunal: Antonio Barreto Hildebrando
Tercer miembro del tribunal: Leonardo Francisco Soares
Cuarto miembro del tribunal: Mário César Lugarinho
Resumen: Esta pesquisa aborda como o relato de teor biográfico, com ênfase no texto literário, resolve a questão sobre a subjetivação dos sujeitos e de suas identidades. Se, por um lado, a subjetivação opera num nível anterior ao sujeito, mas, ao mesmo tempo, ele pode cooperar com esse processo com a finalidade de tornar a si mesmo um sujeito inteligível e possível na interlocução com o outro, compreende-se aqui o relato de si como uma estratégica ficcional e discursiva na qual os sujeitos procuram adquirir alguma agência sobre suas subjetividades. O exemplo utilizado para ilustrar o problema é a produção literária de quatro autores homens que, seja por suas biografias ou temáticas autorais, estiveram envolvidos com formas de identificação relacionadas à homossexualidade. Deste modo, o problema específico diz respeito às normas identitárias relativas aos homens gays, por um lado, e das formas de sociabilidade, convivência e afetos desenvolvidas por esses homens, que, consequentemente, dialogam ou consentem com as normas. A escrita literária desenvolvida pelos autores é avaliada de modo a destacar que os processos de subjetivação são falíveis, isto é, nem sempre são responsáveis por descrever e normatizar as pessoas homossexuais da mesma maneira. Por esse motivo, notou-se que essas pessoas continuam a produzir suas próprias maneiras de resistência e existência, às quais se deu o nome de ethos homossexual. Esse nome é a síntese do problema formulado anteriormente: se os sujeitos são sempre subjetivados, o que significa narrar a si mesmo? A narrativa ou relato da experiência homossexual demonstra a ineficácia e a violência da identidade singular porque, para produzir sujeitos legítimos, ela exige a conformação à norma. Não se trata apenas de uma normatividade heterossexual, mas também de sua equivalente homossexual. O sujeito que narra a si mesmo ou a sua experiência precisa continuar a prestar contas de si não só porque se vê coagido pela norma que o torna legítimo, mas também para dizer ao outro quem ele é. Essa interpelação do outro implica a necessidade de uma ética na qual se reconheça que os sujeitos não são sempre os mesmos nem devem necessariamente corresponder às expectativas de gênero para serem reconhecidos e, sobretudo, para reconhecer a si mesmos. A comparação entre os textos dos quatro autores revelou que cada um deles tenta responder à pergunta 'O que é um homossexual?'. As respostas para essa interpelação, na verdade, questionam a própria validade desse tipo de questão, seja porque desde já ela anuncia uma identidade homossexual, seja porque ela não é eficaz para descrever sujeitos que possuem muito pouco ou nada em comum. Além disso, o recorte temporal desta tese, nos textos avaliados, demonstrou que a interpelação mencionada é sempre modulada de acordo com os padrões de masculinidades de cada época. Logo, a subjetivação mobilizada por meio da homossexualidade não está separada das formas de masculino e até mesmo são necessárias ou condicionadas a elas.
Abstract: This research deals with the reporting of biographical content, with an emphasis on literary text, and how it solves the question of subjectivity among subjects, and their identities. If, on one hand, subjectivity is applied on a prior level to the subject but, at the same time, they can cooperate with the process in order to make themselves an intelligible and able subject in the dialogue with each other, it is understood that the account in itself is a fictional and discursive strategy, in which subjects seek to acquire some agency about their subjectivities. The example used to illustrate the problem is the literary production of four male writers who, either by their biographies or literary work, have been involved with ways of identification related to homosexuality. Thus, the specific problem deals with the identification standards for homosexual males, on the one hand, and the forms of sociability, interaction and affection developed by these men, who, consequently, dialogue with or consent to the standards. The literary writing developed by the authors is evaluated in order to highlight that the subjective processes are fallible, or in other words, they are not always responsible for describing and normalizing homosexuals in the same way. Due to this, it was noted that these people continue to have their own ways of resistance and existence, which have been given the name 'homosexual ethos'. This name is the synthesis of the problem formulated above: if the subjects are always subjectified, what does it mean to narrate oneself? The narrative or report of the homosexual experience demonstrates the ineffectiveness and violence of the unique identity because, to produce a legitimate subject, it requires conformity to the standard. It is not just about heterosexual normativity; but also its homosexual equivalent. The subject who narrates themselves or their experience must continue to account for themselves not only because they are coerced by the standard which makes them legitimate, but also by telling other people who they are. This questioning of others implies the need for ethics, in which it is recognized that the subjects are not always the same, and should not necessarily match the gender expectations to be recognized and, above all, to recognize themselves. The comparison between the texts of the four authors revealed that each of them tries to answer the question 'What is a homosexual?'. The answers to this interpellation, in reality, question the actual validity of such a question, be it due to it already announcing a homosexual identity, or because it is not effective at describing individuals who have little or nothing in common. In addition, the time frame of this thesis demonstrates that the interpellation mentioned is always modulated in accordance with the masculinity standards of the time. Therefore, the subjectivity mobilized through homosexuality is not separate from types of males, and are even necessary or conditioned to them.
Asunto: Abreu, Caio Fernando, 1948-1996 - Critica e interpretação
Homossexualidade e literatura
Rawet, Samuel, 1929-1984 - Crítica e interpretação
Daniel, Herbert, 1946-1992 - Crítica e interpretação
Carella, Tulio, 1919-1972 - Crítica e interpretação
Literatura comparada
Literatura História e crítica Teoria, etc
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A7MQ2A
Fecha del documento: 1-mar-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_final___leandro.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.