Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-7Y6N3G
Type: Tese de Doutorado
Title: Informação, conhecimento e transdisciplinaridade: mudanças na ciência, na universidade e na comunicação científica
Authors: Aleixina Maria Lopes Andalecio
First Advisor: Regina Maria Marteleto
First Referee: Marilda Lopes Ginez de Lara
Second Referee: Marco Antônio de Almeida
Third Referee: Eugenio Marcos de Andrade Goulart
metadata.dc.contributor.referee4: Carlos Alberto Avila Araujo
Abstract: Apresentam-se discussões e resultados de uma pesquisa de doutorado, cuja problemática situa-se nas questões colocadas pelas novas formas de produção e organização do conhecimento, orientadas pelos discursos e pelas práticas de transdisciplinaridade. Essa última é entendida, no contexto da universidade, como esforço de superar a fragmentação do conhecimento em disciplinas e a excessiva especialização, diante da realidade complexa do mundo atual, de caráter relacional e interconectado. Para orientar as perguntas da pesquisa,parte-se do pressuposto de que existe uma distância de caráter epistemológico, prático, social e político entre o discurso e a prática da transdisciplinaridade. O estudo apóia-se em três eixos teóricos, de modo a alcançar compreensão interpretativa a respeito das tensõesteoria-prática da transdisciplinaridade: a) o conhecimento e a informação; b) a transdisciplinaridade; c) a universidade. O terreno empírico é representado pela análise de dois grandes projetos institucionais transdisciplinares implantados na Universidade Federal de Minas Gerais, no final dos anos de 1990, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT e o Projeto Manuelzão. Na metodologia, empregou-se a técnica de entrevistas em profundidade, cuja análise foi norteada pela Teoria Fundamentada (Grounded Theory).Os resultados indicam que o discurso da transdisciplinaridade se instaurou fortemente, mas a prática transdisciplinar ainda enfrenta dificuldades. No entanto, parece haver um consenso de que a transdisciplinaridade se apresenta como alternativa apropriada para a abordagem de problemas complexos, que exigem um enfoque diferente que o da ciência tradicional.
Abstract: This text presents discussions and results of a piece of doctoral research centered on the questions raised by the new forms of production and organization of knowledge, guided by the discourse and practice of transdisciplinarity. The latter is understood in the context ofthe university, as an effort to overcome the fragmentation of knowledge into disciplines and excessive specialization, in face of the complex reality of the modern world, with its relational and interconnected character. To guide the questions, the research is based on the presuppositions that there is an epistemological, practical, social and political distance between the discourse and practice of transdisciplinarity. The study is supported by three analytical and theoretical axes: a) knowledge and information; b) university; c) transdisciplinarity. The empirical field is represented by the analysis of two large institutional transdisciplinary projects implemented at the Federal University of Minas Gerais in the late 1990s, the Institute of Advanced Transdisciplinaries Studies - IEAT e o Projeto Manuelzão. In the methodology, indepth half-structured interviews were used. The interviews analysis was based on Grounded Theory methodology. The results reached found a strong discourse in favor of transdisciplinarity but the researchers still work in a disciplinary manner in practice. However, there seems to be a consensus that transdisciplinarity presents itself as an appropriate approach to dealwith complex problems.
Subject: Ciência da informação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia da informação
Ciências sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-7Y6N3G
Issue Date: 21-Sep-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_v22_final_bib_digital.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.