Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-8J9QL5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Redes sociais virtuais de informação sobre amor: comportamento e cultura informacional de usuários do Orkut
Authors: Ruleandson do Carmo Cruz
First Advisor: Julia Goncalves da Silveira
First Referee: Lorena Peret Teixeira Tarcia
Second Referee: Maria Aparecida Moura
Third Referee: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Abstract: Estuda as redes sociais virtuais de informação sobre amor formadas por usuários do site Orkut, focando-se no comportamento e na cultura informacional de tais usuários, bem como na representação social do amor por eles criada. Tem como objeto de estudo cinco das comunidades virtuais sobre amor existentes no referido site: "Se é amor q... seja verdadeiro!", "Amor e sexo em debate", "Eu ACREDITO no amor", "Amor, Respeito e Confiança" e "O mito do amor romântico". Considera como universo empírico: em análise geral, as listagens de tópicos e de enquetes presentes nas referidas comunidades; em análise específica, cinco tópicos de definição do amor e 103 dos perfis de usuários mais ativos nas comunidades em estudo. Estrutura-se metodologicamente como um estudo de casos múltiplos incorporados. Triangula as metodologias dos estudos de usuários da informação, da análise de redes sociais e do estudo das representações sociais. Triangula os dados obtidos na análise documental dos fóruns e perfis, bem como das respostas dos questionários dos 103 usuários em análise e das entrevistas com dois dos proprietários das comunidades em avaliação. Constrói seu referencial teórico mediante algumas das principais teorias e teóricos de seis eixos temáticos: redes sociais, comportamento informacional, cultura informacional, representações sociais, amor, e Orkut. Identifica as principais representações sociais do amor apresentadas pelos usuários, como amor líquido, amor romântico, poliamor, amor enquanto sentimento tão incerto que se precisa recorrer ao sobrenatural, amor enquanto relação prática entre dois indivíduos, mito de Eros e Psique, e amor enquanto sentimento indefinível. Traça o perfil informacional amoroso dos usuários, em sua maioria, adultos, mulheres, envolvidos em relacionamentos amorosos, desejosos por se casar, e que utilizam informações sobre amor para personalizarem seus perfis no Orkut. Caracteriza o comportamento informacional como sendo motivado, principalmente, pelos sentimentos de saudade da pessoa amada, extrema felicidade e extrema tristeza no amor e pelo interesse em estudar o amor. Configura a cultura informacional como sem normas e orientações explícitas na maioria das comunidades. Desenha as redes sociais virtuais de informação sobre amor e considera-as como redes de baixa densidade, centralidade e intermediação, apesar de algumas das redes serem de alta densidade informacional. Conclui, dentre outras constatações, que as redes sociais em estudo fornecem informação de ajuda e suporte aos seus usuários e funcionam como comunidades-cabide.
Abstract: This research analyses the virtual social networks of information about love formed by the users of the site Orkut, with focus on the behavior and on the informational culture of such users, as well on the social representation of love created by them. As study object, it takes five virtual communities about love existent on the reported site: Se é amor q... seja verdadeiro!, Amor e sexo em debate, Eu ACREDITO no amor, Amor, Respeito e Confiança and O mito do amor romântico. Considers as empirical universe: in general analysis, the topic and enquiry listings that can be found on the cited communities; In specific analysis, five topics of definition of love and 103 profiles from the most active users of the studied communities. It is methodologically structured as a study of multiple incorporated cases. Triangulates the data gotten on the documental analysis of the forums and profiles, as well the answers of the questionnaire applied to the 103 analyzed users, besides interviews with two owners of the communities in evaluation. It builds its theoretical referential by the aid of some of the main theories and theorists from six thematic axis: social network, informational behavior, informational culture, social representation, love and Orkut. Identifies the main social representations of love presented by the users, as liquid love, romantic love, poly love, love as feeling so uncertain that people need to appeal to supernatural powers, love as a practical relation between two individuals, Eros and Psique myth, and love like something that cannot be defined. Delineates the love informational profile of the users, most of them adults, women, involved in relationships, wishful for marriage and that use information about love to personalize their profiles on Orkut. Characterizes the informational behavior as motivated, mainly, by missing feelings for the loved person, extreme happiness, extreme coldness in love, and also as the interest in studding love. Defines the informational culture as something without rules and explicit orientation in most part of the communities. Draws the social networks of information about love and consider them as networks of low density, centrality and intermediation, although there is some of them that can be classified as high density informational networks. Concludes, among other findings, that the social networks in study provide help information and support to the users, and work as hanger-communities.
Subject: Amor
Ciência da informação
Redes de relações sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-8J9QL5
Issue Date: 28-Mar-2011
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