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Type: Tese de Doutorado
Title: Os registros de Belo Horizonte e Betim: novas abordagens em relação ao registro do patrimônio cultural imaterial
Authors: Aline Pinheiro Brettas
First Advisor: Maria Guiomar da Cunha Frota
First Referee: Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
Second Referee: Iris Maria da Costa Amâncio
Third Referee: Marcos Antonio Alexandre
metadata.dc.contributor.referee4: Alcenir Soares dos Reis
Abstract: Esta tese tem por objetivo analisar o registro como meio de preservação do patrimônio cultural, considerando-se as informações fornecidas pelo documento e o contexto de sua produção. Foi delimitado, como recorte empírico, o registro dos congados, sendo adotados como objetos de apreciação os seguintes documentos: o Dossiê de Registro do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Betim, produzido pela Fundação Artístico Cultural de Betim (FUNARBE), encaminhado em 2011 ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), para aprovação e nomeação do bem como Patrimônio Imaterial do Município de Betim; a produção vídeo-digital realizada pelo Centro de Referência Audiovisual (CRAV), intitulada Religiosidade afro-brasileira em Belo Horizonte: registro audiovisual, executada entre os anos 2003 e 2006, juntamente com publicação de um catálogo de fotografias referente às Irmandades do Rosário, publicado em 2006. Primeiramente, foram apresentadas as considerações iniciais sobre o registro de patrimônio imaterial, a problematização a respeito deste tema e a justificativa da elaboração da tese. O referencial teórico constituiu-se de estudos dos seguintes eixos que subsidiaram a análise: patrimônio cultural, congados e as diversas formas de registro. Foram também apresentadas algumas reflexões e propostas de análise de performance, esta sendo um meio para fornecer um campo de investigação para o registro. Foi inserido um estudo sobre institucionalização da cultura no Brasil, assim como sobre a nova ação cultural promovida pelos equipamentos de cultura e a afirmação da identidade afrodescendente. Para a análise dos registros, foram utilizados os métodos de: análise documental, observando-se as condições de produção dos documentos e utilizando-se as inferências; análise de performance, detectada nos referidos arquivos, para identificação e análise de alguns saberes expressos, tendo em vista como essa metodologia poderia complementar e enriquecer a produção de registros. Foi também realizada a discussão sobre a participação dos sujeitos, considerando-se as divergências e compatibilidades em suas respectivas falas, para a elaboração dos registros. Em relação ao registro produzido pelo CRAV, foram adotados referenciais que auxiliaram a compreensão da técnica de filmagem, e outros que apresentam uma abordagem teórica e antropológica sobre a descrição fílmica. Foi assinalado que o Estado deve, através do registro, contribuir para a preservação dos bens que se tornam patrimônios, mas deve-se respeitar o protagonismo dos sujeitos praticantes de tais bens. A coexistência discursiva, sem hierarquizações, entre todos os atores envolvidos é possível, desde que estejam abertos a um contínuo diálogo e cooperação mútua.
Abstract: This thesis intends to analyze recording as a way of preserving cultural patrimony, considering the information provided by the document and the context of its production. The recording of the congados was set out as an empirical boundary, the following documents being adopted as objects of appreciation: the Dossiê de Registro do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Betim, produced by the Fundação Artístico Cultural de Betim (FUNARBE), given to the Instituição Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), for its approval and nomination as Patrimônio Imaterial do Município de Betim (Immaterial Patrimony of Betim County); the video digital production made by the Audiovisual Reference Center (CRAV), entitled Religiosidade afro-brasileira em Belo Horizonte: registro audiovisual, made between the years 2003 and 2006, along with the publication of a photograph catalogue about the Irmandades do Rosário, published in 2006. Foremost, the initial considerations about the recording of immaterial patrimony, the problematization about this theme, and the reasoning for thesis elaboration were presented. The theoretical reference consisted in studies of the following axes that subsidized the analysis: cultural patrimony, congados and the diverse forms of recording. A few thoughts and propositions of performance analysis were presented, the latter being a way of providing a field of investigation for recording. A study on institutionalization of culture in Brazil, as well as the new cultural action promoted by the cultural equipments and the affirmation of afro descendent identity, was inserted. To analyze the records, the following methods were utilized: documental analysis, observing the conditions of document production and making use of inferences; performance analysis, detected in the said files, for identification and analysis of some expressed knowledge, keeping at sight how this methodology could complement and enrich the production of records. The discussion about participation of subjects, considering the differences and compatibilities in their own words, also took place. Relating to the records produced by CRAV, references that assisted the comprehension of filming techniques, and others that present a theoretical and anthropological approach on film description, were adopted. The fact that the State must contribute to the preservation of the goods that become patrimony through the recording, but the role of the subjects practicing such goods must be respected, was brought up. Discursive coexistence, with no hierarchization, between all actors involved is possible, as long as they're opened to continuous dialogue and mutual cooperation.
Subject: Patrimônio cultural
Congadas Belo Horizonte (MG)
Ciência da informação
Congadas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9CAFRT
Issue Date: 8-Jul-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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