Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9CAJDT
Type: Tese de Doutorado
Title: Do limiar da casa ao olho da rua: crianças e adolescentes em situação de risco e suas histórias de leitura - das práticas singulares à pluralidade do olhar da ciência da informação
Authors: Edna Gomes Pinheiro
First Advisor: Ligia Maria Moreira Dumont
First Co-advisor: Isa Maria Freire
First Referee: Dulce Amélia de Brito Neves
Second Referee: Patrícia do Socorro Franco do Espírito Santo
Third Referee: Marlene de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Abstract: Traz como objeto de estudo as experiências e as histórias de leitura de crianças e adolescente imersas em situação de risco. São experiências relevantes na construção de valores e de repertórios de vida de cada um. São leituras que transformam, alargam-se na vida em formas de diálogos e vivências, levando leitores a pensar o habitual e o imprevisível. Considera a leitura, como fonte e forma de apropriação de informação e de conhecimento, que oportuniza a construção de ideias e ações para favorecer o leitor a se (re) construir diante das adversidades da vida. Objetiva analisar as influências da leitura, advinda da educação não- formal especificamente de ONGS no mundo de vida de crianças e jovens amparadas pela Casa Pequeno e pelas Aldeias Infantis SOS, em João Pessoa Paraíba, Nordeste do Brasil. Constrói a fundamentação teórica sócio-historicamente com informações inerentes à infância, à adolescência e aos seus direitos. Articula a interseção dos domínios entre o campo da leitura e da Ciência da Informação para entender o processo de formação do eucidadão leitor, a partir de características cognitivas e sociais, em que se insere a ação de ler no contexto da educação não-formal. Recorre à abordagem qualitativa, ao método fenomenológico, às orientações etnometodológicas para subsidiar o percurso metodológico da pesquisa. Utiliza a observação participante; entrevista apoiada na escuta sensível e nos desenhos comentados; história de vida tópica. Conclui que as práticas de leituras realizadas na Casa Pequeno Davi e nas Aldeias Infantis SOS estão diretamente relacionadas às propostas de inclusão e ressocialização de crianças e adolescentes participantes dos seus projetos sociais, uma vez que, as informações mediadas pela leitura compõem um saber que leva à autonomia, a resiliência e ao empoderamento. Evidencia a necessidade de ampliar discursos no campo da Ciência da Informação, relativos à leitura e seus leitores, como ocorre o seu uso, e qual o seu efeito na vida de pessoas com trajetórias minoritárias ao acesso a leitura. Significa criar um campo discursivo na Ciência da Informação, ou seja, um espaço profícuo para discutir políticas de incentivo a leitura com propostas que não coíbam e aprisionem o sujeito-leitor, mas garantam a ressocialização, a cidadania e vida digna para extratos desprivilegiados, social, política e culturalmente.
Abstract: Bring an object of study the experiences and stories read by children and adolescents at risk immersed. Experiences are relevant in building values and codes of life of each. These are readings that turn, widen the life forms of dialogues and experiences, leading readers to think usual and unpredictable. Considers reading as a source and form of ownership of information and knowledge, which favors the construction of ideas and actions to encourage the reader to (re) construct against the adversities of life. Its aims to analyze the influences of reading, coming from the non-formal education specifically NGOs in the world of life of children and adolescent supported by the Casa Pequeno Davis and Aldeias Infantis SOS in João Pessoa Paraíba, Northeast Brazil. Builds the theoretical foundation, socio-historically with inherent information pertaining to children, adolescents and their rights. Articulates the intersection of the domains between the field of reading and information science to understand the formation process of self-citizen player from the cognitive and social, it is part of the action to read in the context of education is not formal.Uses the qualitative approach, the phenomenological method, etnomethodological guidelines to subsidize the route methodological research. Uses participant observation, interview supported in sensitive listening and drawings commented; life story topical. Concludes that the practices of readings taken in the House Small David and SOS Children's Villages are directly related to the proposed inclusion and rehabilitation of children and adolescents participating in their social projects, since the information mediated by reading compose a knowledge that leads to autonomy, resilience and empowerment. Highlights the need to expand discourses in the field of information science, reading and relating to your readers, as is its use, and what is its effect on the lives of people with trajectories minority access to reading. Means creating a discursive field in Information Science, or a space fruitful discuss policies to encourage reading with proposals that do not restrain and imprison the subject-reader, but ensure the rehabilitation, citizenship and dignified life for underprivileged extracts, social, political and culturally
Subject: Leitura
Ciência da informação
Adolescentes
Crianças
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9CAJDT
Issue Date: 10-Jul-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_01.10.13.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.