Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-5TLQ4P
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aprendizagem organizacional em bibliotecas: a experiência do sistema de bibliotecas Unileste MG - SBU
Authors: Alex Gomes Guizalberth
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Second Referee: Mauro Calixta Tavares
Third Referee: Isis Paim
Abstract: O trabalho relata a experiência realizada no Sistema de Bibliotecas do UnilesteMG (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais) SBU. Baseada em um modelo de conversão de conhecimento apresentado por Nonaka e Takeuchi, esta experiência recebeu o nome de Programa de Aprendizagem PA. Três aspectos básicos orientaram a elaboração desse programa: o capital humano e seu conhecimento tácito, a transferência do conhecimento como instrumento para a criação e a coletivização do conhecimento, o desenvolvimento de uma cultura voltada para o aprendizado organizacional. Este estudo apresenta a descrição do PA, suas ações, os recursos informacionais gerados para registro e recuperação da informação e a memória organizacional; e, principalmente, discorre sobre a avaliação do programa sob a ótica dos funcionários pilar principal sobre o qual se ergue essa realidade e nos quais estão centradas as ações do PA apurada a partir dos quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Os resultados constataram que o modelo é adequado como ferramenta gerencial em bibliotecas, além de ter promovido o aprendizado organizacional no SBU. A equipe apresentou um comportamento ativo no processo de compartilhamento, criação e disseminação do conhecimento, bem como no uso dos recursos de informação.
Abstract: The work reports the experience carried though in UnilesteMG Library System (Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais SBU). Based on a model of knowledge conversion presented by Nonaka and Takeuchi, this experience has been given the name of Learning Program (Programa de Aprendizagem - PA). Three basic aspects have been considered in the elaboration of this program: the human capital and its tacit knowledge, the transference of knowledge as an instrument of creation and socialization of knowledge, the development of a culture towards an organizational learning. This study presents the description of the PA, its actions, the informational resources generated to register and retrieve information and the organizational memory; and, more importantly, comments have been made on the evaluation of the program from the viewpoint of staff members pillar over which this reality is founded and in which the actions of PA are focused investigated through the four ways of knowledge conversion: socialization, externalization, combination and internalization. The results showed that the model is suitable as a management tool in libraries, in addition, it promoted the learning organizational in the SBU. The group presented an active behavior during the process of sharing, creating and spreading the knowledge and also, during the use of informational resources.
Subject: Capital humano
Bibliotecas universitárias Administração de pessoal
Gestão do conhecimento
Gerenciamento da informação
Gerência de recursos informacionais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-5TLQ4P
Issue Date: 17-Nov-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___alex_gomes_guizalberth.pdf883.15 kBAdobe PDFView/Open
alex_gomes_guizalberth.pdf25.26 MBAdobe PDFView/Open
dissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdf25.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.