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http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJD5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Inclusão digital: estudo comparado de políticas públicas da Colômbia e do Brasil |
Autor(es): | Diana Alexandra Cubillos Vargas |
Primeiro Orientador: | Marta Macedo Kerr Pinheiro |
Primeiro membro da banca : | Maria Aparecida Moura |
Segundo membro da banca: | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte |
Terceiro membro da banca: | André Moreira Pinto |
Resumo: | O processo de globalização e a luta pela hegemonia mundial e seus impactos sociais, relacionados ao domínio do conhecimento, exigem das sociedades e seus cidadãos domínio do aparato técnico das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), como um dos elementos fundamentais à inclusão dos países na sociedade da informação. A democratização da informação, por meio das TICs,contribui para diminuir a desigualdade e abre novas possibilidades para o crescimento social, o que passa a exigir o estabelecimento de políticas ou diretrizes que orientem os cidadãos sobre o uso das redes e de seu conteúdo para obter conhecimento e desenvolver competências. Diante desse cenário, esta pesquisa escolheu descrever dois programas governamentais considerados políticas nacionais de inclusão digital dos governos da Colômbia e do Brasil, com a intençãode comparar seus objetivos, os aspectos de profundidade, as semelhanças, forças e debilidades das ações implementadas, e assim estabelecer, frente aos objetivos e indicadores usados, um esboço de avaliação, pois se evidenciam que a implementação de programas e planos sucessivos de inclusão digital, exige análise sobre as políticas de informação implementadas pelos Estados desses países. |
Abstract: | The process of globalization and the struggle for world hegemony and its social impacts, related to the field of knowledge, require corporate citizens and their field of technical apparatus of information technology and communication (ICT) as a key element to the inclusion of countries in information society. The democratization of information through ICT, contributes to reducing the inequality and creates new opportunities for social growth, which passes to require the establishment of policiesor guidelines that guide the public on the use of networks and their content for knowledge and develop skills. In this scenario, the research chose describing two government programs as national policies for digital inclusion of the governments of Colombia and Brazil, with the intention of comparing their goals, the aspects of depth, the similarities, strengths and weaknesses of actions implemented, and thus establish, against the objectives and indicators used, a rough evaluation, because ifwe show that the implementation of programs and plans of successive digital inclusion, requires analyses on the politics of information implemented by the States of the developing countries. |
Assunto: | Inclusão digital Ciência da informação Tecnologia da informação Comunicações digitais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJD5 |
Data do documento: | 3-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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