Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7VYQNZ
Type: Tese de Doutorado
Title: A cultura informacional e a formação do jovem pesquisador brasileiro
Authors: Janaina Ferreira Fialho
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Referee: Bernadete Santos Campello
Second Referee: Maria da Conceicao Carvalho
Third Referee: Isis Paim
metadata.dc.contributor.referee4: Helen de Castro Silva
Abstract: O estudo contempla a analise do processo de formacao de pesquisadores no ensino medio por meio da pratica da pesquisa cientifica, cujos principais objetivos foram: a identificacao do desenvolvimento da cultura informacional no percurso das praticas de pesquisa e das possibilidades cognitivas, afetivas e de atitudes no exercicio da iniciacao cientifica, buscando verificar a sustentabilidade do Modelo ISP no universo academico; a identificacao, sistematizacao e analise do processo de formacao da discursividade cientifica entre osestudantes; a analise das repercussoes de busca e uso da informacao no processo de construcao de conhecimento entre os estudantes. A literatura adotada no referencial teorico buscou cotejar os avancos em torno da tematica da information literacy em ambito nacional e internacional, privilegiando o ambiente educacional e o papel educativo da biblioteca escolar. Ressaltam ]se as experiencias brasileiras, como o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, o Projeto Mobilizador Biblioteca Escolar, as iniciativas das Fundacoes de Amparo a Pesquisa e os parametros estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica, o Exame Nacional do Ensino Medio e os Parametros Curriculares Nacionais. A amostra e constituida por 14 estudantes vencedores do Premio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, na categoria ensino medio. Foram abordados estudantes dos estados da Bahia, Ceara, Goias, Minas Gerais, Parana, Piaui, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sao Paulo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas semiestruturadas, mediadas por computador e a observacao participante na comunidade do premio na rede social Orkut. Utilizou ]se como tecnica de tratamento dos dados o metodo da analise de conteudo e da analise semantica do discurso das pesquisas premiadas. Os resultados sugerem a formacao para a discursividade cientifica dos estudantes de ensino medio, pautada pela assimilacao e formacao de uma conduta etica no processo de busca e uso de informacao. Diante da diversidade cultural e educacional da realidade estudada, foi possivel identificar a consolidacao e a articulacao de diferentes estrategias de producao do conhecimento entre jovens pesquisadores, com enfase no desenvolvimento de habilidades criticas requeridas na pratica da pesquisa cientifica. Essas estrategias foram representadas na rede semantica identificada nos textos premiados, nas marcas de discursividade cientifica presentes norepertorio sistematizado e na identificacao das acoes, estrategias e pensamentos que conduzem a atividade de pesquisa dos jovens cientistas. O estudo sugere, em termos conclusivos, que a biblioteca escolar pode ser um organismo ativo no desenvolvimento da cultura informacional nas escolas brasileiras e que a educacao basica e a fase privilegiada para o desenvolvimento das habilidades informacionais na pratica da pesquisa. Constatou - se que o apoio e engajamento da escola e a acao articulada do orientador sao elementos fundamentais no delineamento do perfil do jovem cientista. Concluiu - se ainda que o Premio Jovem Cientista e uma referencia importante na vida dos jovens pesquisadores em virtude do reconhecimento social alcancado, da oportunidade de desenvolvimento da carreira e do aprendizado cientifico.
Abstract: This study comprehends the analysis of the formative process of researchers in secondary education, through the practice of scientific research, and had as its main objectives: (1) to identify the development of information literacy on the course of researching practices andcognitive, affective and attitudinal possibilities, in scientific initiation, trying to verify the ISP Model`s sustainability in the academic world; (2) to identify, systematize and analyze the constitution of scientific discourse among students; (3) to examine the impacts of searching and using information in the knowledge construction process among students. The literature used in the theoretical framework aimed to collate progress around the theme of information literacy, in a national and international scope, emphasizing the educational environment and the educational role of school library. Brazilian experiences are underscored, such as the Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (School Library Study Group), the Projeto Mobilizador Biblioteca Escolar (School Library Mobilizing Project), the initiatives of the Fundacoes de Amparo a Pesquisa (Foundations for Fomenting Research), and the parameters set by the Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica (National System for Evaluation of Basic Education), the Exame Nacional do Ensino Medio (National Exam of Secondary Education) and the Parametros curriculares Nacionais (National Curricular Parameters). The sample consists of 14 students, winners of the Young Scientist Award, sponsored by the National Council for Scientific and Technological Development, in the secondary school category. Students were approached in the states of Bahia, Ceara, Goias, Minas Gerais, Parana, Piaui, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina and Sao Paulo. The instruments used for data collection were semi ]structured interviews, carried out through computers and participant observation in the awarded community in the Orkut social network. Methods of content analysis and semantic analysis of the awarded researches discourses were used as data processing treatment. The results suggest the formation of secondary students towards the scientific discourse, and such formation is marked by the assimilation and constitution of an ethical conduct in the process of searching and using information. Given the cultural and educational diversity of the studied reality, it was possible to identify the consolidation and articulation of different knowledge production strategies among young researchers, with emphasis on the development of critical skills,required in the practice of scientific research. Those strategies were represented in the semantic network identified in the awarded texts; in the scientific discourse marks, noticeable in the systematized repertoire; and in the identification of actions, thoughts and strategies, which guide the research activity of young scientists. The study suggests, in concrete terms, that the school library can be an active body in the development ofinformation literacy in Brazilian schools, and that basic education is the preferred stage for the development of informational skills in the practice of research. It was found that the support and engagement of the school and the concerted action by the supervisor are the key elements in the constitution of the young scientist` s profile. It was also concluded thatthe Premio Jovem Cientista (Young Scientist Award) is an important reference in the lives of young researchers, due to the social recognition that is achieved, the opportunity for career development and the scientific learning.
Subject: Bibliotecas escolares
Ciência da informação
Pesquisadores
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7VYQNZ
Issue Date: 17-Sep-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_finalmente.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.