Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7X9JM8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos
Authors: Raquel Miranda Vilela
First Advisor: Alcenir Soares dos Reis
First Referee: Maria Aparecida Moura
Second Referee: Ana Maria Rezende Cabral
Third Referee: Leoncio Jose Gomes Soares
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o papel da biblioteca no contexto da EJA, tendo em vista que a existência de sujeitos analfabetos e as contradições desta realidade diante de uma sociedade altamente grafocêntrica, é aspecto de motivação e de significativa relevância para a realização deste trabalho. A escolarização desses sujeitos, através da Educação de Jovens e Adultos representa uma oportunidade e também uma importante ferramenta para inseri-los plenamente na Sociedade da Informação. Assim, pensar a biblioteca escolar nesse cenário constitui uma dimensão de suma importância para os profissionais da Ciência da Informação. Dessa forma a pesquisa objetivou identificar, sob a ótica dos profissionais atuantes na Educação de Jovens e Adultos (equipe da biblioteca e professores), as visões e os papéis atribuídos à biblioteca, bem como as estratégias utilizadas por estes profissionais, de forma a atender às especificidades deste público. O trabalho se propôs a contribuir para a ampliação do debate sobre a biblioteca escolar, principalmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de forma a colaborar na atuação dos segmentos envolvidos, ou seja, profissionais da biblioteca e docentes. O referencial teórico se fundamentou na análise da relação entre biblioteca, informação e cidadania bem como no papel da biblioteca escolar e a sua função educativa. Completando o arcabouço teórico, estudamos a Educação de Jovens e Adultos, sua trajetória histórica, política e a atual situação na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou de forma integrada a dimensão quantitativa e qualitativa, tendo aplicado um questionário para a caracterização dos docentes atuantes nas escolas de Belo Horizonte. A partir dos questionários, foram estabelecidos critérios para determinar os sujeitos participantes da entrevista. A entrevista semi-estruturada foi realizada com docentes e com os sujeitos atuantes na biblioteca escolar (bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores em readaptação funcional). A pesquisa foi empreendida em 03 (três) escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os resultados apontaram que a atuação da biblioteca escolar na EJA ainda esta longe do ideal; entretanto os dados indicaram que há mais convergências que dissensões entre os pontos de vista de docentes e equipes que atuam nas bibliotecas. Dentre os desafios apontados pela pesquisa, podemos citar a necessidade de integração entre bibliotecário e professor, a falta de materiais específicos e adequados para a EJA no mercado editorial, bem como a dificuldade de administrar o tempo em suas diferentes perspectivas. O trabalho concluiu que os pontos de integração e tempo devem ser estudados de forma mais aprofundada, uma vez que se mostraram importantes para uma atuação bibliotecária mais eficaz na EJA. Concluímos, também, que a biblioteca escolar ainda não é explorada em todo o seu potencial, e isso pode ser atribuído a falta de formação específica para os profissionais que atuam nas escolas.
Abstract: This research aims to study the role of library in the context of Education for Young and Adults (EJA), owing to that the presence of unlettered subjects and the contradictions of this reality in a society highly centered in graphic symbols, is a motivational aspect and has significant relevance for the accomplishment of this work. The education of those subjects, through the Education of Youths and Adults, represents an opportunity and also an important tool to insert them fully into a Society of the Information. Thereby, thinking the school library in this scenery constitutes a very important dimension for the professionals of the Information Sciences. Thus the research aimed to identify, from the perspective of professionals involved in Youth and Adults (library staff and teachers), the perceptions and roles of the library as well as the strategies used by these professionals in order to meet specific features of the public. The study proposed to contribute to the wider debate on library school, especially in the context of Youth and Adults, to collaborate in the performance of the segments involved, namely the library professionals and teachers. The theoretical analysis was based on the relationship between the library, information and citizenship, as well as the role of school library and its educational function. Rounding out the theoretical framework, we studied the Youth and Adult Education, its historical background, politics and the current situation in the Municipal Schools of Belo Horizonte. In methodological terms, the research used in an integrated quantitative and qualitative dimension, and a questionnaire for the characterization of professors in schools of Belo Horizonte was used. From the questionnaires, criteria were established to determine the subjects of the interviews. The semi-structured interview was conducted with teachers and acting subjects in the school library (librarians, library assistants and teachers in upgrading functional). The research was undertaken in 03 (three) schools in the Municipal Schools of Belo Horizonte. The results showed that the performance of the school library in adult education is still far from ideal, however the data indicate that there are more similarities than disagreements between the perceptions of teachers and library staff. Among the challenges mentioned by the survey, we can mention the need for integration between librarian and teacher, the lack of specific and suitable materials for adult education in the publishing market, as well as the difficulty of time management in their different perspectives. The study concluded that the integration points and time must be studied more thoroughly, since that was important for a more effective librarian action in adult education. We also concluded that the school library is not yet exploited in its full potential, and this can be attributed to lack of specific training for professionals working in schools.
Subject: Bibliotecas escolares
Bibliotecas e educação de adultos
Bibliotecas escolares e educação
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7X9JM8
Issue Date: 20-Oct-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquel_miranda_vilela.pdf653.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.