Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7YBNJV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Informação, paralisia cerebral e solidariedade em rede: as experiências maternas em perspectiva
Authors: Alberth Sant´ana Costa da Silva
First Advisor: Alcenir Soares dos Reis
First Referee: Maria Guiomar da Cunha Frota
Second Referee: Maria Aparecida Moura
Third Referee: Marcia Bastos Rezende
Abstract: Este estudo teve por objetivo apreender e colocar em perspectiva o significado e as contribuições advindas da informação, em termos de relações, cuidados e manuseios dispensados às crianças que apresentam diagnóstico de paralisia cerebral, tendo comocentralidade as experiências maternas. As discussões relativas à informação, à paralisia cerebral e à temática das redes sociais foram adotadas como fundamento, de forma a subsidiarem, teoricamente, a investigação e a evidenciarem as potencialidades e as contribuições da interação entre Ciência da Informação/Ciências da Saúde. Buscou-se apontar as interações informacionais desenvolvidas por essas mães no decurso de suas experiências e utilizou-se, para essa etapa, a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS). Considerando o escopo e a proposta do trabalho, realizou-se a pesquisa no município de Belo Horizonte, especificamente, no Serviço de Terapia Ocupacional Infantil do Ambulatório Bias Fortes, entidade essa vinculada ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (STOI-ABF/HC-UFMG) e na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Odesenvolvimento desse estudo, por meio do mapeamento do universo constitutivo da pesquisa, foi efetivado, sendo representado por profissionais e crianças-mães, cujas participações ficaram condicionadas aos critérios amostrais. Conduziu-se a pesquisa por meio da combinação de métodos quantitativos e qualitativos e, foram utilizadas, para a concretização e a obtenção dos dados, a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Procedeu-se à consolidação, ao tratamento, à discussão dos dadospor meio de análise temática. A partir do lugar da mãe e de sua centralidade no contexto da vida do filho, evidenciado pelos resultados da pesquisa, percebeu-se um comportamento desdobrável em prol dos filhos. A informação tornou-se um subsídio fundamental no processode conscientização da condição de saúde do filho; na aprendizagem e na superação das dificuldades, mesmo se constatando que o papel da informação assume concepções diferenciadas para as mães. Notadamente, as contribuições da informação revelaram-se de grande valia nos cuidados dispensados aos filhos, bem como na aquisição e adoção de mecanismos que promovem a integração social da criança. Percebeu-se, ainda, que a visualização da rede de interações tecidas por essas mulheres-mães, além de apresentar a posição de centralidade dos filhos, aponta o componente informacional que está subjacente às manifestações de solidariedade em rede.
Abstract: The aim of this study was to understand and place into perspective the meaning and contributions of information on the relationships with and the care and handling of children diagnosed with cerebral palsy, focusing on the mothers experiences. The study was based on discussions on information, cerebral palsy and the issue of social networks, which provided its theoretical support and demonstrated the potentialities and contributions of the interaction between Information Science/Health Sciences. Through Análise de Redes Sociais-ARS (Social Network Analysis)[1], the study aimed at pointing out the informational interactionswhich these mothers developed throughout their experience. The research was carried out in Belo Horizonte, specifically at the Serviço de Terapia Ocupacional Infantil do Ambulatório Bias Fortes (Bias Fortes Ambulatorys Child Occupational Therapy Service), an entity linkedto Hospital das Clínicas (Clinical Hospital) of the Universidade Federal de Minas Gerais (Federal University of Minas Gerais)-STOI-ABF/HC-UFMG, and at the Associação Mineira de Reabilitação-AMR (Rehabilitation Association of Minas Gerais state). The study was done through mapping of its constitutive universe, represented by professionals and children, whose participation was conditioned by the sampling criteria. The research combined quantitative and qualitative methods, in which semi-structured interviews and participativeobservation were used to collect the data. The data was consolidated, treated and discussed through thematic analysis. From the centrality of the results, a behavior involving multiple concerns and aspects was observed among the mothers in favor of their children. Informationbecame a fundamental tool in the process of increasing awareness concerning their childrens health; in learning and overcoming difficulties, even if they conceived the role played by this information in different ways. The information was extremely valuable as it contributed, especially, to the care given to the children and also in the acquisition and adoption ofmechanisms that promote their social integration. It was also observed that the visualization of the interaction network weaved by these women-mothers, besides presenting the central position occupied by their children, also accentuates the informational component subjacentto manifestations of solidarity in a network.
Subject: Redes de informação
Ciência da informação
Redes de relações sociais
Paralisia cerebral nas crianças
Solidariedade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7YBNJV
Issue Date: 23-Nov-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_alberth_sant_ana.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.