Manifestações de obras musicais: o uso do título uniforme

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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Membros da banca

Gercina Angela Borem de Oliveira Lima
Eduardo Jose Wense Dias

Resumo

Este estudo focaliza o ponto de acesso, título uniforme, para registrosbibliográficos de obras musicais, considerando seus aspectos teóricos e empíricos, abordando o conceito, as funções, formação e aplicação desse metadado em bases de dados de bi bliotecas. Objetiva-se investigar a aplicação do título uniforme em registros bibliográficos de obras musicais, presentes em catálogos de bibliotecas de instituições brasileiras de ensino de música. De caráter exploratório, este estudo, segue uma metodologia eminentemente teórico-investigativa. Estabelece-se um diálogo com as regras para representação descritiva de documentos musicais, o Código de Catalogação Anglo Americano, revisão de 2002 (CCAA2, 2002) e o Manual LCRIs, capítulos referentes à formação e aplicação do título uniforme, a luz dos RequisitosFuncionais para Registros Bibliográficos (FRBR). A pesquisa empírica tem como pano de fundo as bibliotecas de instituições brasileiras de ensino de música. Questiona se os bibliotecários brasileiros catalogadores de obras musicais empregam o título uniforme nos registros bibliográficos e quais as dificuldades que enfrentam para atribuir este ponto de acesso. Dentre um total de 48 questionários respondidos, como resultado, tem-se um conjunto de indicadores que apontam para certo desconhecimento, por parte dos bibliotecários, da importância do título uniforme em registros bibliográficos de obras musicais e conseqüentemente um baixo índice deste ponto de acessonas bases de dados bi bliográficos de bibliotecas brasileiras.

Abstract

This search aims to study uniform title as musical works bibliographic records access point, considering theoretical and empirical aspects. Beginning from the concept, functions, formation and application of that important kind of metadata in libraries databases, it was investigated the presence of uniform titles for musical works records, occurred in catalogs of Brazilian music schools libraries. Having an exploratory character this study follows an eminently theoreticalinquisitive methodology. It has explored a dialogue with the knowing rules for descriptive representation of musical documents, the Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd ed., 2002 revision (AACR2, 2002) and the Library of Congress Rules Interpretations (LCRIs), specifically focusing the chapters regarding the formation and application of the uniform title. Discussions have been enlightened from Functional Requirements for Bibliographic Records(FRBR) principles. The empirical part of this study has based on 48 libraries of Brazilian Music Schools. Musical works catalogers have been quest ioned if they normally use the uniform title when they create bibliographic records and which are their difficulties in this specific task. The results have demonstr ated a lack of knowledge concerning the catalogers practices on the importance of the uniform title to create bibliogr aphic records of musical works and, consequently, the results also have indicated a low use of this access point in the librariesbibliographical databases of Brazili an School of Music

Assunto

Ciência da informação, Partituras Catalogação

Palavras-chave

Obras musicais, AACR2, Requisitos, Catalogação de obras musicais, LCRIs, Título uniforme, FRBR, Funcionais para Registros Bibliográficos

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