Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-82DJPR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marta Macedo Kerr Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee1Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee2Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Carlos Alberto Avila Araujopt_BR
dc.creatorJoao Paulo Cogiola Falcaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T07:38:53Z-
dc.date.available2019-08-11T07:38:53Z-
dc.date.issued2009-11-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-82DJPR-
dc.description.abstractInnovation, in its broadest definition, latu senso, has been recognized, explicitly or not, as the main reason for the modernization of the society, being in the current dominant model or in former phases of human development. In parallel, with the advent of the organizing view overknowledge brought by Information Science, information sharing has been proved of having significant role on innovation occurrence. This research is based on a comparative study, through observation and interviews, done with four technology-based enterprises and it identifies how the influence of this construct on that one occurs, under a systemic view andconsidering the social paradigm of information. It questions whether it is sustainable to privilege the traditional forms of information and knowledge sharing, based on research and development (R&D), at the expense of interaction and experience sharing and also whetherinnovation will still exist. Concludes that the technology-based enterprises do privilege the traditional forms of information and knowledge sharing, based on research and development. However, it states the interaction, with the external environment, is an endless stimuli which could become meaningful information. Matured in its culture, flavored by its history and synthesized with the ingredients of knowledge of its members, there will be the generation of new knowledge, trigger for new ideas. Innovations will emerge as solution to the day-by-day struggle and organizations survival in a movement towards the individual, which is component and builder of the organization, to where the focus must be directed. The organization does not exist without its members and only them, highlighting the plurality of its internal and external relations, will give innovation life.pt_BR
dc.description.resumoSeja no modelo dominante atual ou em fases anteriores do desenvolvimento humano, a inovação, assim explicitamente reconhecida ou não, e em sua definição mais abrangente, latusenso, tem sido a principal razão para a modernização da sociedade. Paralelamente, com o advento do olhar organizador sobre o conhecimento trazido pela Ciência da Informação, o compartilhamento da informação e do conhecimento tem sido comprovado como tendo papel significativo para que a inovação ocorra. Esta pesquisa, baseando-se no estudo comparativo de quatro empresas de base tecnológica, através de observação e entrevistas, identifica como se dá a influência deste construto sobre aquele, dentro de uma visão sistêmica e embasada pelo paradigma social da informação. Questiona se é sustentável privilegiar as formas tradicionais de compartilhamento de informação e conhecimento, baseado em pesquisa e desenvolvimento (P&D), em prejuízo da interação e do compartilhamento de experiências e se ainda assim a inovação pode existir. Conclui que as empresas de base tecnológica privilegiam as formas tradicionais de compartilhamento de informação e conhecimento, baseadas em pesquisas científicas. Acrescenta, entretanto, que são as interações com o ambiente externo os estímulos que poderão se tornar informação de sentido para a organização. Maturada em sua cultura, temperada por sua história e sintetizada aos ingredientes dos conhecimentos de seus membros, haverá geração de novos conhecimentos, propulsores de novas ideias. As inovações surgirão como soluções para enfretamento dos problemas do dia-a-dia e sobrevivência da organização. Em movimento em direção ao indivíduo, componente e construtor da organização, é para ele que deve ser direcionado o foco de atenção. A organização não existe sem seus membros e apenas eles é que darão vida às inovações, com destaque para a pluralidade das relações internas e externas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de informação e Conhecimentopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectexplícitopt_BR
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subject.otherInovações tecnologicaspt_BR
dc.subject.otherTecnologia de pontapt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.titleInfluências do compartilhamento da informação e do conhecimento no processo de inovação em empresas de base tecnológicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado___jo_o_paulo_cogiola_falc_o.pdf6.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.