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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens no Flickr
Authors: Andre Augusto de Abreu Rodrigues
First Advisor: Manoel Palhares Moreira
First Referee: Cristiane Neri Nobre
Second Referee: Maria Aparecida Moura
Third Referee: Alcenir Soares dos Reis
Abstract: A Folksonomia, através da utilização de etiquetas, representa uma mudança nos processos de organização e tratamento da informação na web. Essa mudança consiste na oportunidade dada ao usuário de indexar através da atribuição de etiquetas o conteúdo ou recurso que este disponibiliza e utiliza. Em meio a essa evolução do uso da internetdenominada pelo termo Web 2.0 em que a colaboração e o compartilhamento são extremamente valorizados, vários sites foram criados com o intuito de auxiliar os usuários no armazenamento de todos os tipos de recursos como vídeos (Youtube), links (Delicious),referencias bibliográficas (Conotea) e imagens fotográficas (Flickr). Neste contexto, a indexação feita especificamente em torno de imagens lança desafios mais árduos devido ao aspecto polissêmico de uma imagem. Desta forma, observa-se a necessidade de alargar acompreensão sobre este instrumento, no sentido de conhecer como o usuário vem utilizando a Folksonomia e se aproveitando da oportunidade de indexar o conteúdo que disponibiliza, sendo possível assim, responder perguntas como: Qual a relação da etiqueta com o conteúdo representado? Qual a motivação que sustenta o processo de etiquetagem do usuário? Como pode ser classificada a etiquetagem do usuário? Quais estratégias de etiquetagem são utilizadas? Diante destas questões foram utilizados métodos interdisciplinares como o Estudo de Caso e a Netnografia para construir um percursometodológico que possibilitasse uma forma de análise e classificação da atividade do usuário baseada na adaptação dos estudos de Panofsky (1979), com seus níveis de interpretação, juntamente com os métodos e processos de leitura e indexação de imagens propostos por Smit (1996) e Manini (2002). Através dessa classificação foi possível perceberas estratégias e percepções utilizadas por um grupo de usuário do Flickr na complexa atividade de indexar uma imagem. O percurso metodológico utilizado produziu resultados tais como: proposição de um método de análise de etiquetagem de imagens, levantamentode um conjunto de estratégias utilizadas pelos usuários, observar diferenças nas estratégias utilizadas por usuários com diferentes níveis de experiência e ainda conhecer a percepção do usuário em relação à atividade de etiquetar imagens.
Abstract: The Folksonomy, by the utilization of tags, represents a changing in the process of organization and treatment of information at the web. This change consists in the opportunity given to the user to index through the attribution of tags the content or resource that this one disponibilize and uses. Among this evolution of the internet denominated by the term Web2.0, were the collaboration and sharing are extremely valorized, many sites were created with the intention of help the user in the storage of all kinds of resources like videos (Youtube), links (Delicious), bibliographical references (Conotea) and photographical images (Flickr). In this context the image indexation launches more arduous challenges because ofthe pollissemic aspect of an image. So it is necessary to widening the comprehension over this instrument, in a sense of knowing of how the user have been using the Folksonomy and enjoying the opportunity of index the content he disponibilize, making possible to answer questions like what is the relation of the tag with the represented content? Which motivation sustains the tagging process of the user? How could the user tagging be classified? Which strategies of tagging are used? These are the questions that this paper, through interdisciplinary methods like the case and Netnography, tries to attend. Proposing a way of analyses and classification of the users activity based on the adaptation of the studies from Panofsky (1979) with his levels of interpretation jointly with the methods and process of reading and indexing of images proposed by Smit (1996) and Manini (2002), this paper questions the strategies and perceptions of a group of users from Flickr among the complexactivity of indexing an image. The methodological approach used produced results such as: proposal of an analysis method of image tagging, a cluster of strategies used by the users, differences in the strategies used by users with different levels of experience and know theusers perceptions about the activity of tagging images.
Subject: Indexação automatica
Ciência da informação
Organização da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-88EJT5
Issue Date: 16-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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