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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Colaboração e compartilhamento da informação no ambiente organizacional
Authors: Alessandra Maria Alves
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Renato Rocha Souza
Second Referee: Rodrigo Baroni de Carvalho
Third Referee: Antonio Luiz Marques
metadata.dc.contributor.referee4: Monica Erichsen Nassif
metadata.dc.contributor.referee5: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Abstract: O presente trabalho teve como principal objetivo de pesquisa identificar fatores que influenciam as trocas de informação por meio do uso de sistemas colaborativos (ou ferramentas de redes sociais) no ambiente organizacional. Isso na tentativa de reconhecer também que tipos de trocas de informação (se compartilhadas ou colaborativas) prevalecem dentro desse contexto. Para isso, buscou-se estruturar o estudo com base em uma vasta revisão de literatura sobre os temas associados à pesquisa, incluindo temas como comportamento informacional, fatores que influenciam as trocas de informação (entre eles a motivação incluindo a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, a cultura organizacional, o poder nas organizações, a confiança, a reciprocidade, entre outros), CSCW, groupware, sistemas colaborativos, ferramentas de redes sociais, etc. Dentre os assuntos abordados na revisão de literatura estão também os termos colaboração e compartilhamento da informação, que apesar de serem utilizados muitas das vezes como sinônimos, possuem na área de pesquisa significados distintos e bastante expressivos no contexto das trocas de informação. A revisão de literatura abordou um conjunto de conceitos e expressões com a finalidade de dar suporte à pesquisa exploratória, que foi aplicada em três empresas brasileiras de portes e negócios distintos. Para participar deste estudo, as empresas deveriam possuir determinados requisitos, dentre eles, possuir um sistema colaborativo implantado há mais de um ano como forma de contribuir para a validade da pesquisa. Para aplicar a pesquisa, utilizou-se das técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa conjuntamente por meio da aplicação dos métodos de pesquisa mistos. Para representar a da técnica de pesquisa quantitativa usou-se do questionário distribuído online para os funcionários que efetivamente utilizam o sistema colaborativo adotado pelas três empresas participantes. E para contribuir para a coleta de dados qualitativa, fez-se uso da entrevista semi-estruturada aplicada junto aos gestores das equipes de usuários do sistema colaborativo, bem com os responsáveis pela implantação do mesmo nas organizações integrantes do estudo. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas separadamente de acordo com a estratégia alternativa de métodos mistos - projeto exploratório seqüencial, que estipula a prioridade para o método de pesquisa quantitativo e a integração dos dados somente na fase de interpretação, sendo a análise realizada em uma fase anterior ao processo. Os resultados da pesquisa revelam a existência de uma forte associação entre os fatores que as influenciam as trocas de informação e os motivos que incentivam o comportamento de relacionamento, realização e/ou poder e status, adotados da Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland. E, apesar do estudo ser composto por empresas de portes e negócios diferenciados, foi possível verificar semelhanças nos resultados, com destaque para o motivo que incentiva o comportamento, que em todas elas foi o motivo do relacionamento. Outro ponto de destaque nas análises dos dados é para a forte influência da cultura organizacional, da tecnologia e do perfil do indivíduo, bem como a co-existência dos dois tipos de troca de informação (compartilhamento e colaboração) no uso dos sistemas colaborativos em todas as organizações.
Abstract: This study aimed identify factors that influence the exchange of information through the use of collaborative systems (or social networking tools) in the organizational environment. This in an attempt to also recognize what kinds of information exchanges (if shared or collaborative) prevail in this context. For this, we tried to structure the study based on an extensive literature review on the issues associated with research, including topics such as information behavior, factors that influence the exchange of information (including the motivation - including McClellands Acquired Needs Theory, organizational culture, power in organizations, trust, reciprocity, etc.), CSCW, groupware, collaborative systems, social networking tools, etc.. Among the topics discussed in the literature review are also the terms collaboration and sharing of information, which although they are often used as synonyms in the search have different meanings and quite significant in the context of information exchanges. The literature review addressed a set of concepts and expressions in order to support the exploratory research, which was applied in three Brazilian companies of different sizes and business. To participate in this study, companies should have certain requirements, among them, have implemented a collaborative system for over a year, in order to contribute to the validity of the research. To apply the research, we used quantitative and qualitative research techniques through the application of mixed research methods. To represent the quantitative research we used the online questionnaire distributed to employees who actually use the collaborative system adopted by the three participating companies. And to contribute to the qualitative data collection, was used of semi-structured interviews applied with the managers of the teams of users of the collaborative system, as well as those responsible for implementing the same in the organizations of the study. Analysis and interpretation of data were performed separately according to the alternative strategy of mixed methods - sequential exploratory project, which stipulates the priority for the method of quantitative research and data integration only in the interpretation phase, the analysis being performed on a stage pre-trial. The survey results reveal the existence of a strong association between the factors that influence the exchange of information and the reasons that encourage relationship behavior, performance and / or power and status, adopted the McClellands Acquired Needs Theory. And while the study is composed of companies of all sizes and differentiated businesses, we found similarities in the results, especially for the reason that encourages behavior that all of them was the reason for the relationship. Another important point in analyzing the data is to the strong influence of organizational culture, technology and the profile of the individual as well as the co-existence of two types of information sharing (sharing and collaboration) in the use of collaborative systems in all organizations.
Subject: Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Redes de relações sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8LAKT7
Issue Date: 20-Jun-2011
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