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dc.contributor.advisor1Bernadete Santos Campellopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Eugenia Albino Andradept_BR
dc.contributor.referee2Ligia Maria Moreira Dumontpt_BR
dc.contributor.referee3Adriana Bogliolo Sirihal Duartept_BR
dc.creatorCristina Moreira de Lacerda Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:47:18Z-
dc.date.available2019-08-10T19:47:18Z-
dc.date.issued2011-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-8LANQ4-
dc.description.abstractCurrently the corporate scenario demands from individuals skills to handle information in different situations. This study aimed to understand what information skills are employed in the work environment of the public sector and how such skills are required in the execution of tasks performed by professionals. The methodology used was case study, conducted in the Legislative Assembly of the State of Minas Gerais, Brazil. The theoretical framework was Bruces (1997) model of conceptions of information literacy. Data collection was done through interviews, and content analysis technique was used to analyze them. Since then, in accordance with Bruces model, seven categories emerged, revealing conceptions of information literacy based on the experiences reported by respondents, namely, experiences related to: use of technology, information sources, information control, information process, knowledge construction, knowledge expansion and wisdom in the use of information. In addition an eighth category emerged from the data revealing the experience of teamwork. Results indicate that in the workplace information skills are influenced by organizational culture, by personal experiences acquired throughout life and by individual engagement.pt_BR
dc.description.resumoO cenário corporativo atual demanda dos indivíduos habilidades para lidar com informações em variadas situações. Esta pesquisa buscou compreender que habilidades informacionais são empregadas no ambiente de trabalho do setor público e de que forma tais habilidades são demandadas na execução das tarefas realizadas por profissionais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O referencial teórico foi o modelo de competência informacional de Bruce (1997). A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para analisá-los. A partir daí, harmonizando-se com o modelo de Bruce, sete categorias emergiram, revelando concepções de competência informacional baseadas nas experiências relatadas pelos entrevistados, a saber, experiências relacionadas ao uso de tecnologias e fontes de informação, ao controle da informação, ao processo de informação, à construção e ampliação do conhecimento, à sabedoria no uso da informação. Além disso, uma oitava categoria se desvelou a partir da análise dos dados: a experiência do trabalho em equipe. Os resultados indicaram que no ambiente de trabalho as habilidades informacionais sofrem influências advindas da cultura organizacional, das experiências pessoais adquiridas ao longo da vida e do engajamento individual.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades informacionaispt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherMinas Gerais Assembleia Legislativapt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherCompetência em informaçãopt_BR
dc.titleCompetência informacional no ambiente de trabalho: habilidades informacionais dos Analistas Legislativos da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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