Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8P4Q4P
Type: Tese de Doutorado
Title: Ações informacionais nas equipes de produção de educação a distância: possibilidades e importância de atuação do bibliotecário
Authors: Claudia Silveira da Cunha Ribas
First Advisor: Alcenir Soares dos Reis
First Referee: Manoel Palhares Moreira
Second Referee: Maria Aparecida Moura
Third Referee: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Juliane Correa
metadata.dc.contributor.referee5: Maria de Fátima Ramos Brandão
Abstract: Esta pesquisa, cujo objetivo foi o de apreender a importância da incorporação do profissional Bibliotecário no contexto das equipes de produção, na modalidade de Educação a Distância (EAD), advém da experiência em equipes de produção de material para a EAD, pela formação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (CI) da ECI/UFMG. Concretamente, à medida que as ações dos profissionais bibliotecários se realizam tendo como centralidade as dimensões de seleção, organização, tratamento e disseminação da informação, tornou-se pertinente trazer à discussão a importância da interação e da contribuição entre a Biblioteconomia, a CI e a EAD de forma a captar a pertinência da participação do bibliotecário nas equipes de produção. Para fazê-lo buscou-se fundamentar nas discussões teóricas relativas aos aspectos históricos da produção do conhecimento, da Biblioteconomia (possíveis ações ou técnicas informacionais) bem como em relação à função do bibliotecário; a estes se agregaram os argumentos que evidenciaram as questões de Educação e de forma marcada àquelas relativas à EAD. A partir destes referenciais se consolidaram os principais aspectos que distinguem o trabalho do bibliotecário, as questões centrais que se encontram presentes na EAD, bem como os relativos à estrutura organizacional na referida modalida de. Em termos metodológicos a pesquisa foi de caráter qualitativo, centrada no levantamento bibliográfico relativo às discussões da área de Biblioteconomia, CI e EAD e teve como elemento norteador o resgate histórico do trabalho do Bibliotecário em suas es pecificidades, nos diferentes aspectos, presentes no processo de educação, na modalidade de EAD. Em termos objetivos buscou-se, por meio deste levantamento, apreender os mecanismos de produção de materiais didáticos no contexto da equipe de produção de EAD e como nela se inseriu a questão informacional, trabalho que nos permitiu a descrição dos mecanismos de produção de materiais didáticos para EAD - etapas e fases -, elementos que subsidiaram a realização da análise e o contraponto das funções e técnicas do Bibliotecário e dos profissionais da equipe de produção em EAD em seus distintos aspectos. O estudo forneceu o arcabouço para aventarmos a proposição de um modelo de produção de materiais didáticos para EAD, bem como identificar e apontar a importância do bibliotecário nas etapas e fases do modelo elaborado. A análise evidenciou as especificidades e características das funções destes profissionais e aquelas exercidas pelos integrantes da equipe de produção em cada dimensão técnica, ou seja, seleção, organização, tratamento e disseminação e indicou que a pouca aplicação das atividades intrínsecas do bibliotecário, atuam como variáveis intervenientes e limitadoras, tanto na produção do material didático, quanto na efetividade do processo de ensino-aprendizagem na EAD. A reflexão crítica evidenciou a importância de incorporar na equipe de produção, de forma permanente e sistemática, o Bibliotecário, considerando que as técnicas informacionais, advindas da Biblioteconomia podem contribuir para a efetividade do trabalho da equipe de produção bem como em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que a interlocução entre a Biblioteconomia/CI e a EAD bem como a incorporação e integração entre os profissionais poderá contribuir para o avanço da educação e da cidadania.
Abstract: This goal of this research is to assess the importance of incorporating librarians in teaching material production teams in the field of Distance Education (DE). The results stem from our experience as part of teaching material production teams (production teams) for DE as well as from our training in the graduate program in Information Science at the ECI / UFMG. Specifically, as the actions of librarians take place as having the dimensions of centrality selection, organization, processing and dissemination of information, it has become pertinent to bring to the discussion the importance of interaction and contribution between librarianship, information science and DE in order to capture the relevance of Librarian participation in production teams. Theoretical support for this assessment can be found in the works regarding the history of knowledge production, Library Studies (possible actions or informational techniques) as well as the role of the librarian. In addition, arguments that highlighted the fundamental issues facing Education and, similarly those issues impacting DE. Using this theoretical framework was possible to consolidate the primary work aspects of the Librarian, the fundamental issues in DE, as well as the question of the optimal organizational structure in the field of DE. With the objective of providing qualitative assessment, the study consisted of a literature review of the field of Library Studies, Information Science and DE. This was guided by the historical development of the role of the librarian as a standalone profession as well as in the context of Education and as applied to DE. Through this assessment, we have sought to learn, in objective terms, what mechanisms are involved in the production of didactic materials for DE by production teams, as well as how to properly assimilated Informational matter into these mechanisms. This has allowed us to describe the mechanisms involved in the production of didactic material for DE in steps and stages - elements which support the analysis and the counterpoint of the functions and techniques of the Librarian and other members of the DE production teams as they exist today in their current model. The consolidation of these elements has provided a framework to propose a new model for the production of teaching materials for DE, with the goal of identifying and underlining the importance of the librarian in steps and phases of this model. Our findings, through this assessment, is that librarian plays a key role in the functioning of a production through the application of the Library Study techniques (namely; selection, organization, processing and dissemination.) in all aspects of the teaching material production process. Critical reflection of the study indicated the importance of incorporating librarians in production teams on a permanent and systematic basis. Applying informational principles and techniques from Library Studies to the work of DE production teams has the potential to contribute to better production team collaboration as well as to increase the effectiveness teaching-learning process. Therefore, the research reaffirmed that closer dialogue between Library Studies, Information Science and DE as well as the integration of these professions may contribute to the advancement of education and active citizenship.
Subject: Ensino à distância
Biblioteconomia
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8P4Q4P
Issue Date: 29-Nov-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_doutorado_claudia_silveira_da_cunha_eci_ufmg.pdf9.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.