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Type: Tese de Doutorado
Title: A influência exercida pelo sistema de avaliação da Capes na produção científica dos Programas de Pós-Graduação em Física
Authors: Anna Elizabeth Galvao Coutinho Correia
First Advisor: Lidia Alvarenga
First Co-advisor: Joana Coeli Ribeiro Garcia
First Referee: Marta Macedo Kerr Pinheiro
Second Referee: Eduardo Jose Wense Dias
Third Referee: Ida Regina Chitto Stumpf
metadata.dc.contributor.referee4: Alfredo Gontijo de Oliveira
Abstract: Esta tese trata das relações entre as políticas de avaliação da pósgraduação no Sistema Educacional Brasileiro e a produção científicadocente, nos domínios da Física. Tem como objetivo verificar a influência da política de avaliação da Capes, um dos órgãos educacionais do Governo Brasileiro, no período de 2007 a 2009, sobre os pesquisadores dessa área. Seu contexto envolveu três dentre os principais e mais bem pontuados programas de Pós-Graduação em Física do País, pertencentes às universidades federais dos estados brasileiros de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Como pressupostos da pesquisa, admite-se que: a divisão dos recursos entre os pesquisadores, como parte mais sensível do sistema, acarreta descontentamentos; e que os parâmetros de avaliação dos programas de pós-graduação, avaliam igualmente áreas disciplinaresdiversas, sem atentar para as peculiaridades de cada uma. Comofundamentação discute-se a institucionalização da ciência no Brasil, bem como as políticas em ciência e tecnologia, focalizando especialmente a área da Física; também são ressaltadas as atividades de comunicação científica e seus indicadores, no processo de avaliação da pesquisa, sob o ponto de vista da meritocracia da ciência. Esta tese utilizou a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa, bibliometrica e cientometrica, para a produção científica; qualitativa e interpretativa com análise de conteúdo, para as entrevistas. As categorias de análise foram: produtividade, incentivo, controle, crítica ao sistema de avaliação, abordando-se dois tipos de fontes: 1) docentes,coordenadores, e representantes de área da Física, no sistema nacional de planejamento e avaliação da Capes; 2) documentos que regulam os programas e estimulam a produção científica, tais como normas e editais públicos, assim como análise da produção científica e entrevistas com os docentes. A partir das análises feitas, os principais resultados constatam: a existência de instrumentos de incentivo e controle da produção científica, nas referidas instituições; a predominância de trabalhos dos docentes publicados em periódicos que são bem considerados perante a comunidade científica e são bem classificados, segundo sistema de classificação da agência de fomento (Qualis B); preocupação quanto à predominância de avaliação da produção científica, de forma puramente quantitativa, para finsde avaliação e manutenção dos níveis dos programas de pós-graduação e de projetos de pesquisa; sobrecarga de trabalho para os pesquisadores que, além de exercerem atividades administrativas, acadêmicas, de pesquisa e extensão, são pressionados a alcançar altos níveis de produção; e que a política de avaliação da Capes não somente estimula, mas pressiona os pesquisadores brasileiros, através de seus documentos, ao aumento da produção científica, exigindo grande quantidade de publicações em espaço de tempo cada vez menor.
Abstract: This thesis is about the relationship between the graduate evaluationpolicies of the Brazilian Educational System and the Brazilian scientificproduction, in physics academic domain, from 2007 until 2009. It aims tostudy the influence of the evaluation policies of Capes, an institution of the Brazilian Government, headed for to support funds to graduate programs and researchers of the academic areas. Its context involved three graduate programs, belonging to federal universities, from Brazilian states named Minas Gerais, Pernambuco and Rio de Janeiro. The assumptions of this research were: the division of the funds for research, the most sensitive part of this system, has been causing serious divergences, because of parameters, used for the analysis of physics graduate programs, that evaluates similarly different knowledge domains, without regard to the peculiarities of each ones. In its theoretical background this thesis discusses: the institutionalization of the science in Brazil, as well as the policies in science and technology, focusing specifically the area of physics; scientific communication and its quality indicators used in the evaluation of academic research, from the point of view of a specific attribute of the science in this thesis named meritocracy. This thesis used quantitative and qualitative methods, such as bibliometrics, scientometrics and content analysis, applied to the researchers scientific production and their interviews results. The analysis categories used were: productivity, incentives, control,and critics to the evaluation system. The research sources used are: 1)Professors, coordinators, and the area of physics Capes representatives; 2) Government documents that stimulate scientific production, such as rules and public notices. The results founded show that: the surveyed institutions has been maintaining instruments of incentive and control to improve scientific production; it has found a predominance of articles that are published in the journals best classified, according to the a classification system used by the sponsoring agency, named Qualis System; the national agency evaluation has been preferring the quantitative methods; that the policies of CAPES pressure researchers to achieve high levels of production, but also causes to them high levels of stress originated from the compulsory obligation of also to develop others administrative and extension activities.
Subject: Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLL8M
Issue Date: 3-May-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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