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dc.contributor.advisor1Lucas Jose de Campos Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Ada Avila Assuncaopt_BR
dc.contributor.referee2Rose Mary Ferreira Lisboa da Silvapt_BR
dc.creatorJosemar de Almeida Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:58:41Z-
dc.date.available2019-08-14T14:58:41Z-
dc.date.issued2006-06-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECJS-6XLGYZ-
dc.description.abstractThe health services insufficiency in medical care is a world matter, worsen by disorganization and lack of resources in developing countries like Brazil. A great difficulty verified is the absence of an effective, safely and democratic information transit. The Referral System (RCR) is the aim of the Endocrine and Metabolism Service of the University Hospital (HC) of the Federal University of Minas Gerais (SEEM) since 1998 with the development of a distance ambulatory consultation service. The dissatisfaction of the involved agents in RCR with its inefficacious,besides the perception of its great potential to solve care problems and offer permanent education led us to conduct this study. The RCR has a prominent position in both public and private health system, with profound implications in medical care, permanent education and costs of care. Our objective was to analyze the referral letter (RR) sent to an endocrinology public and university service (SEEM). The study was a quantitative with observational transversal design to evaluate the characteristics of 282 RR. It was observed that: a) 65% of the RR wassent by specialists (ESP), with higher frequency in those of the HC (88% versus 19%, p<0,001); b) 49% of the physician had less than nine years of practice, with higher frequency in those of the HC (66% versus 36%, p=0,0057); 98% of the RR were considered legible; d) The RR that came from the Belo Horizonte City Hall (PBH) were more complete; e) The RR written by general practitioner (CLN) were more complete; f) The RR from specialists of the HC and the ones with the diagnostic of diseases that needs the endocrinologists approach (B group) were more sufficient for the decision of the consultant; g) The RR that contained history,physical examination, complementary findings and diagnostic (B group) were more frequently accept for consultation; h) 68% of the referred patients could be approached in primary care (AB); These results allows us to conclude that to enhance the RCR in a endocrinology public and university service, we should begin to capacitate the new physicians of the institution in elaborate better RR, that includes the history, physical examination, complementary findings and diagnostic. It looks like essential to define and to divulge the endocrine diseases that could beapproached in primary care level.pt_BR
dc.description.resumoA insuficiência dos serviços de saúde no atendimento à população é um problema mundial, agravado em países como o Brasil diante da escassez dos recursos. Uma grande dificuldade é a ausência de um trânsito eficaz, seguro e democrático das informações. O Sistema de Referência e Contra-Referência (RCR) é alvo da atenção do Serviço Especial de Endocrinologia e Metabologia (SEEM) do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG desde 1998 com o desenvolvimento de um sistema de consultoria ambulatorial não presencial. Ainsatisfação dos agentes envolvidos no RCR com a sua ineficácia, paralela à percepção de seu grande potencial de resolver problemas assistenciais e de educação permanente produziu este estudo. O RCR tem posição de destaque em qualquer sistema de saúde, público ou privado, com profundas implicações na assistência ao paciente, na educação permanente e no custo financeiro do mesmo. O objetivo foi avaliar os relatórios de referência (RR) encaminhados a um serviçode referência em endocrinologia, público e universitário (SEEM). O estudo foi quantitativo com desenho observacional transversal para avaliar as características de 282 RR. Foi observado que: a) 65% dos RR foram emitidos por especialistas (ESP), sendo que estes foram mais freqüentes no HC (88 % versus 19%, p<0,001); b) 49% dos RR foram emitidos por médicos com menos de 9 anos de formado, sendo estes mais freqüentes no HC (66% versus 36%, p=0,0057); c) 98% dos RR foram considerados legíveis; d) os RR oriundos da prefeitura municipal de Belo Horizonte foram mais completos; e) os RR elaborados por clínicos (CLN) foram mais completos; f) os RR do HC, elaborados por ESP e os com diagnóstico de doenças de abordagem própria da endocrinologia (grupo B) foram mais freqüentemente suficientes para a decisão do consultor; g) os RR que continham história clínica, exame físico, exames complementares e os com diagnóstico do grupo B foram mais freqüentemente aceitos para agendamento; h) 68% dos pacientes referidos poderiam ser abordados na atenção básica (AB). Estes resultados nos permitem concluir que a melhora do RCR deve ser iniciada pela capacitação em RCR dos médicos novos da própria instituição, com estímulo à elaboração de RR que inclua exame clínico, exames complementares e o diagnóstico. Parece indispensável que se definam e divulguem os critérios de doenças endócrinas abordáveis pelo CLN atuando na AB.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspecialistapt_BR
dc.subjectConsultorpt_BR
dc.subjectReferênciapt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectClínicopt_BR
dc.subjectRelatório de referênciapt_BR
dc.subject.otherClinica médicapt_BR
dc.subject.otherAvaliação de processos (cuidados de saúde)pt_BR
dc.subject.otherConsultorespt_BR
dc.subject.otherEndocrinopatias/diagnósticopt_BR
dc.subject.otherMédicos de famíliapt_BR
dc.subject.otherCondutas na prática dos médicospt_BR
dc.subject.otherReferência e consulta/utilizaçãopt_BR
dc.subject.otherProtocolos clínicos/normaspt_BR
dc.subject.otherCuidados primários de saúdept_BR
dc.titleInterconsultas médicas: uma avaliação dos relatórios de referência sob o ponto de vista dos consultores de um serviço público de ensino, referência em endocrinologia e metabologiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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