Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-72FNNC
Type: Tese de Doutorado
Title: Representações sociais das famílias sobre Violência física na infância: como froma de educação
Authors: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
First Advisor: Janete Ricas
First Referee: Simone Abib
Second Referee: Vânia Maria Manfroi
Third Referee: Paula Cambraia de Mendonca Vianna
metadata.dc.contributor.referee4: Lucia Maria Horta de Figueiredo Goulart
metadata.dc.contributor.referee5: Roberto Assis Ferreira
Abstract: Trata-se de estudo sobre violência física praticada contra a criança, sob a ótica dos pais ou responsáveis. Foram utilizados como base os fundamentos teóricos e metodológicos das representações sociais (RS). Constituíram-se dois corpus de pesquisa. Num primeiro momento, foram abordados mães, pais ou responsáveis de crianças em idade pré-escolar e escolar, sem queixas institucionais de violência física contra os filhos. Esta etapa se realizou em um centro de saúde de Belo Horizonte. Num segundo momento, foram abordados mães, pais ou responsáveis que já haviam sido formalmente denunciados por maus-tratos a crianças ou adolescentes e que se encontravam sob tutela. Esta abordagem se realizou com o auxílio de um programa da Secretaria do Bem Estar e Ação Social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que visa, dentre outros aspectos, o bem estar familiar. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (COEP) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (CEP SMSA/PBH). Os participantes foram convidados a falar sobre educação de crianças e necessidade de se estabelecer limites às mesmas: o que pensavam e como eram suas experiências. Optou-se pela entrevista semi-estruturada por esta ser considerada uma técnica de coleta de informações adequada aos objetivos do estudo. Para a análise das entrevistas, utilizou-se a análise do discurso (AD). Os roteiros de entrevistas semi-estruturadas foram constituídos por perguntas distintas, mas ambos os corpus sofreram os mesmos agrupamentos em quatro grandes temas, os quais foram divididos em categorias, que sofreram ou não subcategorizações. Os temas levantados foram: o que significa educar os filhos, formas de educar, percepção sobre castigo físico e o que motiva o castigo físico. Os resultados indicam que, no que se refere ao significado de educar, no imaginário social há uma mistura dos conceitos de educação, criação e cuidado. As formas de educar apresentaram-se variadas em ambos os corpus e passam por questões como estabelecer regras para manutenção da autoridade, conversar e aplicar castigos não físicos ou físicos. A transmissão cultural mostrou-se como um forte componente no processo de educar. Percebe-se a tradição no meio familiar, sendo que esta nem sempre é consciente. As atitudes dos pais se realizam segundo uma ação ou reação às formas de relações passadas. Observa-se grande aceitação da prática de castigo físico em crianças, o qual nem sempre é percebido como atitude violenta. Constata-se a existência de subnotificações dos casos de maus-tratos, pois no corpus 1 há relatos de violência (varadas, correadas, etc.), sendo que não houve denúncia formal em nem um dos casos. Todos os entrevistados reconhecem que já aplicaram castigo físico em suas crianças, mesmo os que se manifestam contrários a essa prática. Observa-se uma realidade dura e perversa imposta a algumas crianças. Em muitos casos, o lar e a família não lhes oferecem segurança, proteção e carinho.
Abstract: This study addresses physical violence against children, from parents or guardians perspective, using theoretical and methodological principals of social representations. Two research corpuses have been organized. In the first one, mothers, fathers or guardians of pre-school or school age children, have been interviewed. In this group the interviewees were not subjects of formal complaint of physical violence against their offspring. This part of the study was conducted in a city health care in Belo Horizonte. In the second corpus, the interviewees were mothers, fathers or guardians with previous record of formal complaint for physical abuse and neglect against children or teenagers who were controlled. The approach to the parents was made with the aid of a program from the Belo Horizonte City Hall Department of Well-being and Social Action, which aims mainly at the family well-being. This research project has been approved by the UFMG committee of ethics in research (COEP) and by the Belo Horizonte Health Department Committee of Ethics in Research (CEP SMSA/PBH). The participants have been invited to talk about children upbringing and the need to set limits to them: parents thoughts about it and how their experiences were. Semi-structured interviews have been used since it was considered a more adequate technique to the objectives of this study. These interviews have been analyzed using discourse analysis. The semi-structured interview scripts used different questions but both corpuses were grouped likewise in four major themes which were divided in categories that may or not have been separated in subcategories. The referred themes were: what bringing up children means, ways of bringing up, beliefs about physical punishment and reasons for it. The results found show that as far as the meaning of upbringing is concerned, there is a mixture of concepts such as education, upbringing and caretaking in the social thought. The ways of bringing children up were found to be varied in both corpuses and involve establishing rules to maintain authority, talking and using punishment either physical or not. Cultural inheritance has been noticed as strong component in the process of raising children since there seems to be a tradition in the family although it is not always a conscious one. Parents attitudes are actions or reactions to experienced relations. It was observed that physical punishment in children is a well accepted practice and that it is not always understood as violent behavior. It was also noticed that physical abuse is not always notified since in the corpus 1 there are reports of violent acts (hitting with sticks or belts, etc.) whereas there was no formal complaint about them in any of the cases. All the interviewees admit having used physical punishment on their children. It was perceived that a hard and mean reality is imposed on some children. In many cases, the home and the family do not provide them with safety, protection and kindness.
Subject: Violência doméstica
Educação
Criança e violencia
Violência
Criança
Relações pais-filho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-72FNNC
Issue Date: 13-Nov-2006
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
miguir_terezinha_viecelli_donoso.pdf496.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.