Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-72FP6A
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Características determinadas do envolvimento materno no tratamento fisioterapêutico de crianças portadoras de deficiência
Autor(es): Regina Angelica Beluco Carvalho Lima
Primeiro Orientador: Janete Ricas
Primeiro membro da banca : Ligia de Loiola Cisneros
Segundo membro da banca: Marcos Jose Burle de Aguiar
Resumo: Os avanços tecnológicos da ciência levaram ao aumento da sobrevivência de crianças com problemas decorrentes do período pré-natal, peri-natal e pós-natal. Entretanto, essa sobrevivência tem sido acrescida da prevalência de seqüelas físicas, sensoriais, cognitivas e comportamentais nessa população. A deficiência em crianças interfere de forma marcante na relação mãe filho, nas relações familiares enas relações sociais. As mães dessas crianças são as principais figuras que intermediarão o desenvolvimento neuropsicomotor de seus filhos, a minimização de efeitos secundários conseqüentes à deficiência e a inclusão de seus filhos no meio familiar e social. O tratamento fisioterapêutico por meio da intervenção precoce em crianças portadoras de deficiência tem como objetivo a estimulação e facilitação do desenvolvimento neuropsicomotor e a prevenção de deformidades nessa população. Esse tratamento preconizado no aproveitamento dos mecanismos de plasticidade cerebral atende crianças na faixa etária de 0 a 3 anos (estendendo-se a crianças de 5 anos). Durante as sessões de intervenção precoce, as mães são convidadas a participar de forma ativa no tratamento de seus filhos, para que aprendam algumas formas de manuseio, posicionamento e técnicas de estimulação visual e motora e como forma de promover a interação entre elas e a criança. A presença das mães e sua participação no tratamento fisioterapêutico de seus filhos tem como objetivo primário a continuidade e a manutenção no domicilio da preservação do alinhamento biomecânico, do comprimento das partes moles e estímulo da interação mãe-filho. Apercepção da dificuldade de algumas mães em aderir e participar do tratamento fisioterapêutico de seus filhos tem suscitado grandes dúvidas relacionadas aos benefícios do tratamento domiciliar, uma vez que a adesão das mães no tratamento de seus filhos é crucial nos processo evolutivo da criança em todos seus aspectos. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com base em entrevistassemi-estruturadas, acompanhadas de visitas domiciliares, com 15 mães de crianças portadoras de deficiência da APAE de Itaúna e do ambulatório da Universidade de Itaúna. Na análise dos resultados, foram utilizados os princípios da Análise do Discurso. As categorias de conceitos estudadas foram: reações das mães diante da notícia da deficiência; atitudes das mães após receberem o diagnóstico; expectativas das mães relativas à evolução da criança; participação das mães no tratamento; avaliação das mães sobre a continuidade do tratamento no domicílio; percepção das mães sobre a maneira como as pessoas reagem diante de seu filho; maiores dificuldades das mães com relação à continuidade desse tratamento; compreensão das mães sobre o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento; e a percepção que elas têm com relação à necessidade do tratamento fisioterapêutico. A literatura mostra que a situação socioeconômica, a idade materna, o número de filhos, o estilo de vida materno, o apoio social e familiar, a gravidade da deficiência e os níveis de escolaridade interferem na adesão e na participação das mães em tratamentos de crianças com doenças crônicas ou necessidades especiais. Os resultados desteestudo mostram que o envolvimento materno no tratamento fisioterapêutico dos filhos portadores de deficiência é influenciado pela aceitação desse filho, pelo apoio dado à mãe por uma figura paterna, pelo apoio familiar e social, pela facilitação do programa de tratamento referente a horários e prescrições, respeitando-se o estilo de vida materno, pelas expectativas de evolução da criança e pela qualidade da interação mãe-fisioterapeuta e criança-fisioterapeuta. Torna-se necessário, portanto, viabilizar o programa fisioterapêutico de acordo com as situações de vida de cada mãe, a criação e/ou intensificação de uma rede de apoio e suporte familiar, social e profissional às mães para que sejam possibilitadas melhores formas de interaçãoentre mãe e filho com perspectivas centradas não na deficiência da criança, mas em suas possibilidades.
Abstract: The technological scientific advances have led to the increase in survival of children with disorders derived from pre-natal, peri-natal and post-natal periods. However, this survival has been added by the predominance of physical, sensorial, cognitive and behavioral sequels in this population. The insufficiency in children interferes markedlyin the mother-child relationship, in family relations and in social relationships. These children's mothers are the main characters that will intermediate their children's neuropsychomotor development, the minimization of secondary effects resulting from the deficiency and the inclusion of their children in the family and social environments. The physiotherapeutic treatment, by means of early intervention in children bearing deficiency, aims at stimulating and facilitating neuropsychomotordevelopment and preventing deformities in this population. This alleged treatment in the utilization of brain flexibility mechanisms addresses children in the 0-3 years' range (extending to 5-year old children). During the early intervention sessions, the mothers are invited to participate actively in the treatment of their children, with the purpose of learning a few ways of handling, positioning and some visual and motorstimulation techniques as well as a way to promote their interaction with the child. The presence of the mothers and their participation in the physiotherapeutic treatment of their children aims primarily at the continuity and maintenance of the treatment at home in the preservation of the biomechanical alignment, the length of the soft parts and the stimulation of mother-child interaction. The perception of the difficulty of some mothers in adhering to and participating in the physiotherapeutictreatment of their children has brought about large doubts related to the benefits of home treatment, since mothers' adherence to their children's treatment is essential in the evolutive process of the children in all of its aspects. This has to do with a qualitative research performed as of semi-structured interviews, accompanied by home visits, with fifteen mothers of children bearing deficiency from APAE Itaúna andthe out-patient clinic of the University of Itaúna. In the analysis of the results, principles of the Analysis of Speech were used. The categories of the concepts studied were: mothers' reaction in light of the deficiency, attitudes of the mothers after receiving the diagnosis, expectations of the mothers relative to the evolution of the child, participation of mothers in the treatment, evaluation of the continuity of the treatment at home, perception of the mothers on the manner in which people react totheir child, further difficulties of the mothers, understanding of the diagnosis on the part of the mothers, prognosis and treatment and perception on the part of the mothers with regard to the need of physiotherapeutic treatment. Literature shows that in a social-economic situation, the mother's age, the number of children, the style oflife of the mother, social and family support, the seriousness of the deficiency, the levels of education, all of these interfere in the adherence and in the participation of the mothers in treatments of children with chronic diseases or special requirements. The results of this study show that maternal involvement in the physiotherapeutic treatment of children bearing deficiency is influenced by the acceptance of this child, by the support given to the mother by a father figure, by the family and social support, through the facilitation of treatment programs regarding schedules and prescriptions, respecting the life style of the mother, through their expectations in the child's evolution and through the quality of mother-physiotherapist and child interaction.Therefore, it is necessary to make the physiotherapeutic program viable in accordance with life situations of each mother, the creation and/or intensification of asupport effort on the part of the family, the society and the professionals to the mothers that will enable better ways of interaction between mother and child with perspectives centered not on the child's deficiency but rather on their possibilities.
Assunto: Crianças portadoras de deficiência
Comportamento materno
Mães/psicologia
Acesso aos serviços de saúde
Paralisia cerebral
Relações profissional-paciente
Fatores socioeconômicos
Manipulações musculoesqueléticas
Relações profissional-família
Relações familiares
Crianças portadoras de deficiência/reabilitação
Escolaridade
Síndrome de Down/reabilitação
Cuidadores/psicologia
Crianças portadoras de deficiência/psicologia
Relações mãe-filho
Continuidade da assistência ao paciente
Síndrome de Down/terapia
Acontecimentos que mudam a vida
Técnicas de exercício e movimento
Fisioterapia (Especialidade)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-72FP6A
Data do documento: 18-Ago-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
regina_ang_lica_beluco_carvalho_lima.pdf738.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.