Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-757NHF
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uso de corticóide inalatório e a repercussão na freqüência dehospitalizações, nos atendimentos de urgência e na morbidade da criança e do adolescente asmáticos.
Autor(es): Beatriz Cristina Heitmann Gomes Valente
primer Tutor: Paulo Augusto Moreira Camargos
primer miembro del tribunal : Sérgio Luiz Amantéa
Segundo miembro del tribunal: Cristina Goncalves Alvim
Resumen: Este trabalho avalia a associação entre uso de corticóide inalatório (CI) e freqüência de hospitalizações, atendimentos de urgência e morbidade e sua repercussão entre crianças e adolescentes asmáticos. Avaliaram-se, em estudo transversal, 196 pacientes de dois a 12 anos, sendo 59 (30%) usuários de corticóide inalatório (CI) e 137 (70%) não usuários, todos hospitalizados no Hospital Universitário São José (HUSJ) por asma aguda. Eles foram divididos em quatro grupos: os que tiveram apenas a hospitalização que gerou o estudo, aqueles com mais de uma, os que tiveram apenas um atendimento de urgência e aqueles com mais de um atendimento desse tipo, considerando-se os 12 meses anteriores à admissão no estudo. O teste de Wilcoxon signed rank foi usado para comparação entre as medianas do escore da morbidade antes e após o corticóide inalatório. Para análise estatística, empregou-se na primeira etapa o teste exato de Fisher, o qui-quadrado de Pearson e a odds ratio com intervalo de confiança 95%. A adequação do modelo foi avaliada pelo método de Horner-Lemeshow e o nível de significância considerado foi o p<05%. Nos 12 meses anteriores àhospitalização, os pacientes que usavam corticóide inalatório e os que não usavam tiveram freqüência semelhante de hospitalizações e de atendimentos de urgência. Entretanto, 70% dos usuários desse medicamento não aderiram à medicação. A probabilidade de hospitalização na faixa etária de 2-5 anos foi três vezes mais alta e oito vezes mais alta para asma moderada e grave. A comparação entre as medianas do escore da morbidade antes e após o corticóide inalatório foi estatisticamente significante (p<0,001). O trabalho sugere anecessidade de reavaliação, ampliação e otimização dos programas de controle de asma, além de adoção de critérios mais rigorosos para indicação de hospitalizações.
Asunto: Corticosteróides/uso terapêutico
Testes de provocação brônquica
Serviços médicos de emergência
Asma
Hospitalização
Estudos transversais
Morbidade
Administração por inalação
Corticosteroide
Criança
Adolescente
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-757NHF
Fecha del documento: 22-jun-2007
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
beatriz_cristina_heitmann_gomes_valente.pdf510.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.